Agricultores paranaenses plantam alimentos destinados à merenda escolar, por meio de programa do Estado, o que faz possível o aumento de renda destes trabalhadores. No Núcleo Regional de Educação de Irati são 10 associações de pequenos agricultores que estão cadastradas para atender 59 escolas em oito municípios da região. Mais de 20 mil alunos são beneficiados.
Leocir Mangoni há sete anos largou a produção de fumo para investir na plantação de batata, brócolis, morango, alface, repolho, e outros alimentos. Ele e sua esposa Verônica cultivam meio hectare em Rio Azul, a 30 quilômetros de Irati (Centro-Sul do Estado), e parte da produção abastece a merenda das escolas estaduais da região. Com o programa, a renda mensal da família Mangoni aumentou 50%. “Sabendo que temos um dinheiro certo, dá para planejar o negócio e investir na propriedade”, diz o produtor.
Uma das instituições beneficiadas é o Colégio Estadual Doutor Chafic Cury, em Rio Azul. A merendeira Dirceia da Luz Constantino, que trabalha há 18 anos na escola, afirma que a merenda escolar melhorou na qualidade e na variedade nos últimos anos.
“Os alunos gostam porque sempre tem algo diferente que acompanha a merenda. Até ficam curiosos e experimentam”, comentou.
A aluna Shaeane de Souza, 13 anos, aluna do 8.º ano do ensino fundamental, e algumas de suas colegas praticam futebol de salão em contraturno e duas vezes por semana almoçam na escola. “Acho ótimo. Faz bem para a saúde e é muito gostoso”, disse ela.
Ampliação
Para 2014, a Secretaria de Estado da Educação vai destinar R$ 58 milhões na compra de alimentos da agricultura familiar. O edital para seleção dos agricultores foi lançado em novembro. Este ano foram R$ 32 milhões investidos nesta área.
Podem participar pequenos produtores paranaenses vinculados a cooperativas e a associações de agricultores familiares. Os agricultores poderão fornecer frutas, sucos, hortaliças, leite, panificados, produtos de origem animal e os minimamente processados, como mel, doces, geleias, arroz, feijão, canjica, fubá, macarrão e molho de tomate.
As informações sobre documentação e regras para a participação das cooperativas estão disponíveis no edital, disponível no portal Dia a Dia Educação, em Comunidade.