CHICAGO (Reuters) – A consultoria agrícola Pro Farmer, uma divisão da Farm Journal Media, esfriou nesta sexta-feira as expectativas de uma safra recorde de milho nos Estados Unidos, depois que os danos de uma severa tempestade com ventos e a seca reduziram o potencial de produtividade em Iowa.

Após um “tour” por sete grandes Estados produtores norte-americanos, a Pro Farmer projetou que os agricultores locais deverão colher uma safra de 14,82 bilhões de bushels de milho, com rendimento médio de 177,5 bushels por acre.

Já a safra de soja dos EUA foi estimada em 4,362 bilhões de bushels, com base em uma produtividade média de 52,5 bushels por acre.

As projeções tanto para o milho quanto para a soja ficam abaixo das estimativas mais recentes do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA, na sigla em inglês) –embora, caso as previsões da Pro Farmer se confirmem, a safra de milho tenda a ser a segunda maior da história e a de soja, a terceira maior.

Na semana passada, o USDA projetou um recorde de produção de milho para os EUA de 15,278 bilhões de bushels (388,08 milhões de toneladas), com produtividade média de 181,8 bushels por acre. Os dados do governo dos EUA não incluíram os efeitos da tempestade.

(Reportagem de Mark Weinraub, P.J. Huffstutter e Julie Ingwersen)