Por Julie Ingwersen
CHICAGO (Reuters) – A colheita de milho dos Estados Unidos atingia até domingo 60% da área plantada, disse o Departamento de Agricultura norte-americano (USDA, na sigla em inglês) em relatório divulgado nesta segunda-feira, indicando que os trabalhos superam a média histórica de cinco anos (43%) e a média das expectativas de analistas ouvidos por pesquisa da Reuters (57%).
Enquanto isso, a colheita de soja dos EUA atingiu 75% da área, disse o USDA, à frente da média de cinco anos, de 58%, mas abaixo das expectativas do mercado, que atingiam média de 79%.
As condições do milho se mantiveram estáveis, com 61% do cultivo sendo classificado entre bom e excelente, em linha com o esperado pelo mercado. O USDA não publicou as condições da soja, considerando que os trabalhos de colheita estão perdendo força.
O plantio da safra 2021 de trigo de inverno do país avançou para 77%, ante 72% na média de cinco anos e 81% na média das expectativas de analistas.
O governo norte-americano disse que 51% da safra de trigo de inverno emergiu, resultado que supera a média de cinco anos (48%). O USDA afirmou ainda que espera divulgar as primeiras informações sobre a condição da safra no relatório da semana que vem.