O agronegócio é a espinha dorsal da economia do Paraná, responsável por cerca de 35% do Produto Interno Bruto (PIB) do estado. Com mais de 371 mil estabelecimentos agropecuários, dos quais 80% são familiares, o estado também se destaca no cenário nacional com exportações, que somaram US$ 19,4 bilhões em 2023, um crescimento de 16,2% em valor em relação ao ano anterior.

vencedora agroindústria do orgulho da terra
Elisângela Nepomuceno Zaha, da Chácara São Luiz, criou a Lumi Vita Desidratados (Foto: Divulgação/RIC)

Os números são da Agrostat, plataforma do Ministério da Agricultura e Pecuária que acompanha as exportações e importações do agronegócio brasileiro. O crescimento paranaense no setor foi percentualmente muito superior ao registrado no Brasil. Em 2023, os produtos paranaenses chegaram a 174 países.

Dentro desse cenário dinâmico e inovador, o tema “Agroindústria” foi uma das categorias do Prêmio Orgulho da Terra 2024, que reconhece as melhores práticas entre os produtores rurais paranaenses. Elisângela Nepomuceno Zaha, da Chácara São Luiz, em Jandaia do Sul, foi a vencedora da categoria esse ano. Ela e sua família (o marido e o filho, hoje com 21 anos) transformaram o sonho de produzir alimentos saudáveis em um empreendimento de sucesso: a Lumi Vita Desidratados.  

Sonho e inovação no campo na agroindústria

O projeto de Elisângela nasceu de uma ideia simples, mas cheia de propósito. No aniversário do filho, em 2022, ela decidiu fazer um doce saudável e sem açúcar. Após ganhar um desidratador de vegetais da sogra, fez um curso online para aprender a desidratar frutas e hortaliças. O que começou como uma experiência pessoal logo ganhou forma, com pedidos crescentes de amigos e familiares.  

Em 2023, com o apoio técnico dos extensionistas Adílson Dias Novaes e José Humberto Soares, do IDR-Paraná, Elisângela inaugurou uma agroindústria licenciada e profissionalizada. A instalação, de 35m², conta com áreas dedicadas à higienização, desidratação, embalagem e armazenamento. A propriedade utiliza energia solar (são 33 placas que geram 2.000 kW/mês), preserva 0,8 hectares de vegetação nativa e a mina de água e emprega inovações em produtos moldados em formatos diferenciados, como flores e espirais, que chamam a atenção dos consumidores não só pela forma, mas também pelo sabor.  

“O prêmio é um orgulho imenso. É o reconhecimento de que estamos no caminho certo, o que nos motiva a melhorar e empreender ainda mais,” comemora Elisângela, que recebeu o troféu Orgulho da Terra numa premiação que ocorreu em Curitiba, no dia 12 de novembro.  

Além de participar de feiras que aumentaram seu faturamento em 50%, a Lumi Vita Desidratados agora avalia a ampliação dos equipamentos e a instalação de uma loja em uma grande cidade próxima para realizar a venda direta dos produtos. A marca, que já conquistou os consumidores locais e digitais, reflete o espírito empreendedor e inovador do agro paranaense.  

Prêmio Orgulho da Terra

O Prêmio Orgulho da Terra é uma iniciativa do Grupo Ric, por meio da plataforma RIC Rural, com a co-realização do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná-Iapar-Emater (IDR-Paraná) e do Sistema Ocepar. O prêmio ainda conta com a apresentação da Coamo, patrocínio do Banco do Brasil, C.Vale e Embio, e apoio da Alpha Fish, Globoaves e Hotel Petras.  

Leia mais:

Com 19 categorias, o prêmio reconhece produtores rurais que se destacam no agro paranaense, incentivando práticas sustentáveis, inovação e fortalecimento da economia rural.