O agronegócio é uma força vital da economia brasileira, mas as mulheres ainda enfrentam desafios para conquistar seu espaço, mesmo sendo mais escolarizadas e desempenhando papéis centrais em muitas propriedades. Contudo, histórias como a de Vanessa Luiza de Mendonça Buccioli, vencedora da categoria “Mulheres no Agro” no Prêmio Orgulho da Terra 2024, destacam a força feminina no campo e seu impacto transformador na produção rural.

A história de Vanessa começou em 2020, quando um divórcio a impulsionou a assumir a gestão da Estância Nossa Senhora de Aparecida, em Bela Vista do Paraíso. Sem experiência prévia no setor rural, Vanessa, então com 39 anos, encontrou no agro uma nova profissão e um propósito. Queria mais paz e qualidade de vida. Mãe de duas filhas jovens, hoje ela lidera a propriedade ao lado de seu novo companheiro, que auxilia nas lavouras de grãos, além de contar com a ajuda de um funcionário para as atividades de piscicultura e pecuária leiteira.
Sob sua administração, a propriedade passou por uma grande transformação. Em parceria com o IDR-Paraná, representado pela extensionista Rosilene Buss Gonçalves, Vanessa implantou a piscicultura em 2022, acompanhada por um plano de gestão técnica e financeira. A instalação de painéis solares com recursos do Pronaf foi um marco, reduzindo custos operacionais e tornando a produção mais sustentável.
Sustentabilidade e visão de futuro
Vanessa também se destacou na recuperação ambiental da propriedade, com projetos voltados à conservação de nascentes e ao controle de erosões. Mudas nativas foram plantadas e barragens construídas para reaproveitamento da água. Na pecuária de leite, ela já implementou um programa de melhoramento genético e planeja expandir as operações para incluir uma agroindústria, agregando valor aos produtos e aumentando a renda familiar.
A produtora conta que nunca se imaginou antes administrando uma propriedade rural, mas o agro mostrou a ela que, com esforço e vontade de aprender, é possível transformar desafios em oportunidades. “Olha, eu não esperava receber esse prêmio. Foi muito gratificante, maravilhoso. E lugar de mulher é sim no agro”, afirmou a piscicultora e bovinocultora.
Marketing Start: marketing para o agro
A Marketing Start, uma agência de marketing especializada em máquinas pesadas e agronegócio, foi apoiadora da categoria “Mulheres no Agro” no Prêmio Orgulho da Terra 2024. Para Juliana Rosa, CEO e fundadora da empresa, apoiar essa iniciativa foi uma forma de valorizar o agronegócio paranaense e reforçar os valores que a agência compartilha com seus clientes. “Acreditamos que a mulher tem uma contribuição fundamental nesse setor, seja ocupando cargos de liderança ou transformando o campo com inovação e excelência.Vemos cada vez mais mulheres no setor, desde pilotando máquinas pesadas até os cargos executivos. O reconhecimento das mulheres no agro é essencial para o equilíbrio e desenvolvimento do setor”, afirma Juliana.
Com clientes em diversos estados do Brasil, a Marketing Start atua como parceira estratégica de fabricantes, revendas e indústrias agrícolas, oferecendo soluções personalizadas que integram tecnologia e inovação aos processos comerciais. “Nosso trabalho não é apenas atrair interessados, mas ajudar o cliente a vender, entendendo profundamente as necessidades do produtor e da cadeia produtiva. Máquinas, tecnologia e comunicação são a base para impulsionar todo o agronegócio”, explica Juliana, mostrando que além de trabalhar como marketing dos produtores rurais, a Marketing Start também auxilia no fornecimento e manutenção do maquinário essencial para desenvolver a atividade no campo.
A escolha por apoiar o prêmio reflete a paixão da agência pelo setor agrícola e sua importância para o Paraná, que é uma referência global em produção de alimentos. “O Paraná é o supermercado do mundo, e nós nos sentimos responsáveis por devolver valor à sociedade através de estratégias de marketing que fortalecem toda a cadeia produtiva. Vai além do post”, conclui a fundadora da Marketing Start.
Leia mais:
- Orgulho da Terra: confira os melhores momentos do prêmio
- Orgulho da Terra: prêmio reconhece as melhores práticas do agro paranaense
- Orgulho da Terra: premiação reúne lideranças do agronegócio paranaense
Prêmio Orgulho da Terra
O Prêmio Orgulho da Terra é uma iniciativa do Grupo Ric, por meio da plataforma RIC Rural, com a co-realização do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) e do Sistema Ocepar, entidade que representa as cooperativas paranaenses. O prêmio ainda tem a apresentação da Coamo, patrocínio do Banco do Brasil, C.Vale e Embio, e apoio da Alpha Fish, Globoaves e Hotel Petras.

Com 19 categorias, o prêmio reconhece produtores rurais que fazem a diferença no agro paranaense, incentivando práticas sustentáveis, inovação e fortalecimento da economia rural.
Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui