KIEV (Reuters) – As exportações de grãos da Ucrânia não deverão exceder os volumes previamente acordados com o governo, disse nesta segunda-feira a associação de operadores UGA.
Operadores e o governo concordaram que não mais do que 17,5 milhões de toneladas de trigo e 24 milhões de toneladas de milho poderiam ser exportadas pela Ucrânia na temporada 2020/21, que termina em junho.
“A UGA não vê quaisquer precondições para que sejam excedidos os limites de exportação especificados no memorando entre o Ministério da Economia e participantes do mercado na atual temporada. A taxa de exportações de grãos está muito menor do que no ano passado”, disse a UGA em comunicado.
O Ministério da Economia ucraniano já havia afirmado no mês passado que os embarques de trigo nesta temporada poderiam ficar abaixo dos 17,5 milhões de toneladas.
Segundo a UGA, a Ucrânia deverá exportar até 16 milhões de toneladas de trigo e não mais do que 22 milhões de toneladas de milho na atual temporada.
Dados do Ministério da Economia mostraram nesta segunda-feira que as exportações de grãos do país apuram, até o momento, queda de 24,2% em relação ao ano anterior, somando 37,9 milhões de toneladas até o momento na temporada que vai de julho de 2020 a junho de 2021.
(Reportagem de Pavel Polityuk)