Com uma produção anual de 3,9 bilhões de litros, o Paraná consolida sua posição como o segundo maior produtor de leite do Brasil. A atividade é uma das principais geradoras de renda no campo, com 110 mil propriedades, das quais 14% são grandes produtores. A cidade de Castro, no Paraná, lidera como o maior polo de produção leiteira do país, e o estado se aproxima de Minas Gerais (que tem 23,8% da captação nacional) na participação nacional no mercado de leite, representando 14,8% da produção brasileira.

A bovinocultura de leite no estado é marcada por sistemas semi-intensivos, predominância das raças Holandês e Jersey e práticas que aliam sustentabilidade e produtividade. Essa cadeia produtiva move a economia local, gerando renda mensal e fortalecendo o comércio nas comunidades rurais.
Na cerimônia do Prêmio Orgulho da Terra 2024, realizada em Curitiba no dia 12 de novembro, Mario Sossella Filho, proprietário da Fazenda Star Milk, em Céu Azul, foi reconhecido como o melhor produtor da categoria “Bovinocultura de Leite – Grandes Produtores”.
A propriedade é referência em inovação e eficiência. Com uma história iniciada em 1938, a fazenda começou com um único animal e, ao longo das gerações, expandiu-se para abrigar hoje 1.600 bovinos, dos quais 750 estão em lactação, garantindo uma produção diária de 27.500 litros de leite. E a fazenda ainda tem planos de expansão.
Inovação e sustentabilidade na produção de leite
A Fazenda Star Milk utiliza sistemas avançados de manejo como o Free Stall, que é um método de confinamento de rebanhos leiteiros com baias individuais para as vacas, corredores de acesso e pistas de trato que trazem mais conforto aos animais em lactação. Também utiliza o processo de Compost Barn, sistema que usa uma cama de compostagem e que gera mais conforto para vacas em pré-parto e prenhas. Além disso, a propriedade adota um biodigestor que gera 45% da energia consumida, contribuindo para a sustentabilidade do negócio.
O ciclo produtivo é completamente integrado, desde a produção de alimentos para os animais até o processamento do leite. Isso, aliado à autossuficiência alimentar, garante alta qualidade e eficiência. A equipe de 35 funcionários, todos residentes na propriedade, atua em um ambiente com direitos trabalhistas assegurados, EPIs fornecidos e constante capacitação.
A fazenda também cumpre rigorosamente as exigências ambientais, com áreas de preservação, descarte adequado de resíduos, uso racional de água e destinação correta de embalagens.
O técnico Tiago Cardoso, da Cooperativa Lar, vinculada ao Sistema Ocepar, é responsável pela orientação técnica na Fazenda Star Milk, reforçando a importância do suporte técnico especializado para o crescimento sustentável e lucrativo na atividade leiteira.
Leia mais:
- Orgulho da Terra: confira os melhores momentos do prêmio
- Orgulho da Terra: prêmio reconhece as melhores práticas do agro paranaense
- Orgulho da Terra: premiação reúne lideranças do agronegócio paranaense
Prêmio Orgulho da Terra
O Prêmio Orgulho da Terra é uma iniciativa do Grupo Ric, por meio da plataforma RIC Rural, com a co-realização do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) e do Sistema Ocepar, entidade que representa as cooperativas paranaenses. O prêmio ainda tem a apresentação da Coamo, patrocínio do Banco do Brasil, C.Vale e Embio, e apoio da Alpha Fish, Globoaves e Hotel Petras.
Com 19 categorias, o prêmio reconhece produtores rurais que fazem a diferença no agro paranaense, incentivando práticas sustentáveis, inovação e fortalecimento da economia rural.
Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui