PARIS (Reuters) – O Ministério da Agricultura da França projetou nesta terça-feira uma forte recuperação na área semeada com trigo no país na próxima temporada, após chuvas afetarem os trabalhos de plantio no ano anterior, mas a estimativa ficou bem abaixo das expectativas do mercado.
Em sua primeira projeção para a safra do ano que vem, o ministério fixou a área de trigo “soft” do país em 2021 em 4,73 milhões de hectares, alta de 12,4% em relação aos 4,21 milhões de hectares da safra anterior.
No entanto, a cifra ficou 1,9% abaixo da média dos últimos cinco anos e aquém das estimativas do mercado, que figuravam em torno de 5 milhões e 5,2 milhões de hectares.
Em seu relatório de cultivos, o ministério disse que embora a semeadura do cereal de inverno deva se expandir após as adversidades climáticas do ano anterior, tende seguir abaixo da média de cinco anos. A pasta não forneceu mais detalhes.
O trigo “soft” é a principal variedade do cereal na França, e a área é composta quase que totalmente da safra de inverno, semeada durante o outono (no Hemisfério Norte).
Para o trigo “durum”, utilizado em massas, o ministério estimou a área da safra de inverno em 237 mil hectares, alta de 8,8% em comparação anual, mas 23,5% abaixo da média de cinco anos.
(Reportagem de Gus Trompiz)