AMSTERDÃ (Reuters) – Produtores de aves da Holanda estão mantendo seus animais em ambientes fechados nesta sexta-feira para cumprir uma ordem do governo, emitida após a detecção de uma forma altamente contagiosa de gripe aviária em dois cisnes mortos nesta semana.
Uma porta-voz do Ministério da Agricultura holandês disse que ainda não está claro por quanto tempo a ordem permanecerá em vigor, mas destacou que ainda não foram encontrados casos da doença em criações comerciais.
As aves representam uma indústria de 1,6 bilhão de euros (1,9 bilhões de dólares) na Holanda, maior exportadora de carne de frango e ovos da Europa, empregando 10 mil pessoas em 2 mil fazendas.
Pesquisadores da Universidade de Wageningen encontraram uma forma altamente patogênica do vírus H5N8 nos cisnes, após Rússia e Israel também registrarem infecções neste ano.
“O vírus provavelmente foi introduzido na Holanda por meio de outras espécies de aves migratórias, e após isso populações locais de aves se infectaram. Isso sugere que o vírus está circulando localmente entre aves selvagens na Holanda”, disseram os pesquisadores.
Eric Hubers, produtor de aves e porta-voz do grupo agrícola holandês LTO, disse que apoia a ordem do governo. Ele afirmou que o impacto econômico da decisão dependerá de quanto tempo os animais terão de permanecer em ambiente fechado, já que não serão mais qualificados para a designação de “área livre”, mais lucrativa, se forem mantidos fechados por mais de 16 semanas.
(Reportagem de Toby Sterling)