Dados do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seab), confirmam que o Paraná registrou a maior safra de grãos da história do estado. Ao todo, 46,8 milhões de toneladas foram colhidas no ciclo 2024/25, com estimativa de um Valor Bruto de Produção (VBP) na casa dos R$ 68 bilhões.

Os dados foram divulgados na Previsão de Safra Subjetiva (PSS), nesta quinta-feira (27) e apontam que o milho foi a cultura com maior participação nesse recorde, com 21 milhões de toneladas colhidas.
“A combinação entre clima mais favorável, aumento de área plantada e bom desempenho das culturas elevou o potencial produtivo do Estado”, explicou o chefe do Deral, Marcelo Garrido.
O Deral ainda apontou que entre as culturas de inverno, o maior destaque foi para o trigo, com 816,6 mil hectares e 99% da safra colhida. As 470 mil toneladas contabilizadas são o maior volume do Paraná nos últimos dez anos.
Ainda de acordo com o Deral, a primeira safra de milho 2025/26 já está totalmente plantada, em uma área de 339,8 mil hectares. 93% dessas lavouras foram consideradas boas.
Já a próxima safra de soja foi plantada em 97% da área prevista, equivalente a 5,58 milhões de hectares. Desse montante, 92% foram consideradas boas pelo Deral.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.