O Paraná é disparado líder nacional na produção da avicultura brasileira, respondendo por 35,1% da produção nacional de carne de frango. Com mais de 19 mil aviários distribuídos em 312 municípios, o estado exporta carne de frango para 150 países e ocupa o segundo lugar na produção de ovos no Brasil. Esses números demonstram o peso da avicultura para a economia paranaense, que gera 95,3 mil empregos diretos e aproximadamente 1,5 milhão de empregos indiretos.

orgulho da terra
Com 19 categorias, o prêmio Orgulho da Terra valoriza os produtores rurais que fazem a diferença no agro paranaense (Foto: Divulgação)

Atrás do Paraná estão Santa Catarina (13,4% da produção nacional) e Rio Grande do Sul (11%). Conforme o Ministério da Agricultura e da Pecuária, esse trabalho paranaense fez do Brasil o maior exportador de carne de frango do mundo e o terceiro maior produtor. Mais de 170 países recebem o frango paranaense, sendo que os maiores compradores são China, Estados Unidos e México.

Os números “macro” da avicultura paranaense são excelentes. Mas não seriam nada se o olhar não fosse voltado para quem trabalha dia a dia no campo, cuidando de cada frango que nasce e cresce nos aviários. É por isso que o prêmio Orgulho da Terra tem a categoria “Aves”, que neste ano de 2024 reconheceu o protagonismo do produtor rural Jacenir da Silva, que tem seu aviário na cidade de Três Barras do Paraná.

A propriedade tem a orientação técnica do extensionista Elcio Claudinei Kafer, da Ocepar. Os produtores rurais e o técnico estiveram no evento de premiação do Orgulho da Terra 2024 em Curitiba, no dia 12 de novembro, para receber o troféu.

Sustentabilidade e gestão: o segredo do sucesso  

Jacenir herdou a paixão pela avicultura dos pais e há 23 anos mantém a atividade como uma tradição familiar. Com a ajuda da esposa Simone e dos filhos, ele administra a propriedade com práticas sustentáveis e inovadoras, como o uso de placas solares que reduzem em 20% os custos com energia. Além disso, ele reutiliza os dejetos das aves, transformando-os em adubo para enriquecer o solo, e segue rigorosos padrões de manejo para garantir o bem-estar animal.

A gestão financeira é outro pilar do sucesso. Através de planilhas detalhadas, a família controla receitas e despesas, otimizando a lucratividade da propriedade em 30% nos últimos três anos. Em 2023, a excelência técnica de Jacenir foi reconhecida com o segundo lugar na premiação de conversão alimentar da Cooperativa Coopavel. O produtor relata que a conquista foi reflexo do atendimento assíduo de todas as orientações técnicas administradas pela Coopavel.

“Agora receber o prêmio Orgulho da Terra foi uma surpresa muito grande. A gente nem imaginava que um avicultor lá de Três Barras seria visto e valorizado pelo por todas essas entidades e pela RICtv. É gratificante”, celebrou Jacenir ao lado da esposa Simone, emocionada.

Globoaves

Outro exemplo de empresa que investiu em tecnologia e sustentabilidade no agro paranaense é a Globoaves, apoiadora oficial da categoria Aves no Prêmio Orgulho da Terra. Líder na produção de proteína animal, ovos férteis e ovos para a fabricação de vacinas, a Globoaves fornece pintos fortes e saudáveis para aviários de todo o País.

“Gostaria de parabenizar o Grupo Ric, e outros envolvidos, pela iniciativa de promover o prêmio Orgulho da Terra, um projeto que valoriza as histórias, o esforço e a inovação de tantas pessoas que constroem diariamente a força do agronegócio no nosso estado. Reconhecer e dar visibilidade ao trabalho que move o campo é essencial para inspirar novas gerações e reforçar a relevância do agro para o desenvolvimento econômico e social do Paraná e do Brasil”, disse Roberto Kaefer, presidente da Globoaves.

Ele ainda reforçou o orgulho da Globoaves em fazer parte dessa cadeia produtiva, contribuindo para a avicultura paranaense com qualidade, tecnologia e compromisso com a sustentabilidade. “Acreditamos que iniciativas como essa fortalecem ainda mais o setor, ao estimular práticas que valorizam o trabalho, promovem a competitividade e reafirmam o protagonismo do agronegócio paranaense no cenário nacional e internacional”, reforça o presidente.

O Orgulho da Terra, completou ele, é um reconhecimento merecido e necessário para aqueles que dedicam sua vida ao campo. Kaefer agradeceu ao Grupo Ric por liderar essa homenagem e reafirmar o compromisso em continuar contribuindo para o desenvolvimento do agro e, especialmente, da avicultura, que tanto orgulha o estado do Paraná.

E a propriedade de Jacenir é um exemplo de como a avicultura paranaense alia sustentabilidade, tecnologia e gestão eficiente. Com práticas que promovem a preservação ambiental, como a manutenção de áreas de mata nativa e o tratamento da água de fontes confiáveis, Jacenir reforça o compromisso com a sustentabilidade e a rentabilidade no campo.

Leia mais:

Prêmio Orgulho da Terra  

O Prêmio Orgulho da Terra é uma iniciativa do Grupo Ric, por meio da plataforma RIC Rural, com a co-realização do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) e do Sistema Ocepar, entidade que representa as cooperativas paranaenses. O prêmio ainda tem a apresentação da Coamo, patrocínio do Banco do Brasil, C.Vale e Embio, e apoio da Alpha Fish, Globoaves e Hotel Petras.  

Com 19 categorias, o prêmio reconhece produtores rurais que fazem a diferença no agro paranaense, incentivando práticas sustentáveis, inovação e fortalecimento da economia rural.

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui