O Governo do Paraná lançou nesta terça-feira (10) os projetos CEP Rural e Rota Rural, que prometem transformar a localização e a logística no campo. Apresentadas pelo governador em exercício Darci Piana durante o Show Rural Coopavel 2026, em Cascavel (Região Oeste), as ferramentas utilizam tecnologia do Google para garantir endereço digital e rastreabilidade a mais de 300 mil propriedades rurais paranaenses.

Governador em exercício Darci Piana e secretários de estados entregaram a primeira placa de CEP Rural do estado para a Coopavel
Coopavel recebeu de forma simbólica a primeira placa de CEP Rural do estado das mãos do governador em exercício Darci Piana (de chapéu) e de secretários de Estado. (Foto: Ari Dias/AEN)

Desenvolvidos pela Secretaria da Inovação e Inteligência Artificial (SEIA) e pela Superintendência Geral de Ordenamento Territorial (SOT), os projetos tornam o Paraná o primeiro estado do Brasil a integrar o sistema Plus Code, do Google, ao Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Com isso, propriedades que não possuíam identificação formal passam a contar com um “endereço digital” único, facilitando entregas, atendimentos de emergência e ações de segurança pública.

“Cada produtor cadastrado passará a ter um endereço digital, principalmente nos pequenos municípios, mais distantes dos grandes centros urbanos, onde muitas vezes é mais difícil o acesso. Será uma ferramenta fundamental para resolver problemas de localização e enfrentar aqueles que tentam dificultar a vida do nosso agronegócio, especialmente nas exportações”, afirmou o governador do Paraná em exercício Darci Piana.

Segundo o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, o CEP Rural contribui para dar visibilidade ao produtor rural. “Com essa ferramenta, o produtor passa a ter um endereço validado pelo Estado para receber mercadorias e, principalmente, para que a viatura da polícia ou a ambulância chegue com precisão e rapidez”, destacou.

Leia também: TJ-PR rejeita pedido de liminar para suspender privatização da Celepar

Como funciona o CEP Rural

O CEP Rural funciona por meio de códigos alfanuméricos que identificam com exatidão a localização geográfica das propriedades. A tecnologia começa a ser apresentada ao setor durante o Show Rural e, a partir de março, estará disponível de forma integral no aplicativo Paraná + Sustentável, também lançado nesta terça-feira.

O serviço será gratuito e permitirá que o produtor gere e gerencie seu próprio endereço digital. A meta do governo é alcançar 80% das propriedades rurais com Plus Code em até dois anos, com expectativa de redução de 15% nos custos logísticos no primeiro ano e diminuição de 20% no tempo de resposta de serviços de saúde e segurança.

Um dos diferenciais do projeto é a integração com os dados do Cadastro Ambiental Rural (CAR), criando um modelo de rastreabilidade considerado inédito no mundo. A identidade digital das propriedades busca garantir transparência e comprovação da origem legal da produção, atendendo exigências de mercados internacionais, como a União Europeia.

O lançamento contou com a entrega simbólica da primeira placa de CEP Rural à Coopavel, marcando o início oficial do sistema no Paraná. As placas trazem o Plus Code e um QR Code que direciona para a Rota Rural, com possibilidade de patrocínio de entidades e cooperativas.

Leia também: Ponte de Guaratuba chega a 91% de execução e entra na fase final de obras

O que é o Rota Rural

Governador do Paraná em exercício Darci Piana faz palestra durante o Show Rural 2026.
Governador em exercício Darci Piana lançou o aplicativo Paraná + Sustentável durante o Show Rural. (Foto: Ari Dias/AEN)

Complementando o endereçamento, o projeto Rota Rural foca no mapeamento oficial de estradas vicinais e acessos internos das propriedades. A iniciativa busca corrigir falhas comuns em aplicativos convencionais de navegação, que frequentemente indicam caminhos inexistentes ou impraticáveis.

Além de beneficiar o escoamento da produção agrícola, a ferramenta também impulsiona o turismo rural e serviços como transporte escolar e coleta de leite. “A Rota Rural é o mapa digital que garante que o motorista da cooperativa ou o ônibus escolar utilize o caminho mais seguro e eficiente, reduzindo o consumo de combustível e o desgaste da frota”, explicou o superintendente de Ordenamento Territorial, Benno Doetzer.

Os dados gerados pela Rota Rural também serão utilizados como instrumento de gestão pública, auxiliando prefeituras e órgãos estaduais na definição de prioridades para manutenção de estradas. Com a integração ao Google Maps e ao Waze, a expectativa é que serviços de entrega e emergência passem a circular pelo Interior do Paraná com o mesmo nível de precisão disponível nos grandes centros urbanos.

Entenda como funciona o Paraná + Sustentável

A Plataforma Paraná + Sustentável nasce como uma infraestrutura estadual permanente, estruturada para integrar dados ambientais, territoriais e produtivos em um único ambiente digital, permitindo ao Estado comprovar, de forma técnica, objetiva e auditável, a sustentabilidade do território paranaense.

A plataforma permitirá o monitoramento contínuo do território paranaense por meio de imagens de satélite, análise do uso e ocupação do solo, acompanhamento da produção agrícola e identificação de eventos climáticos extremos. A partir dessas informações, será possível emitir alertas preventivos, gerar indicadores confiáveis e apoiar decisões estratégicas tanto do poder público quanto dos produtores rurais.

Para o secretário do Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca, o lançamento da plataforma consolida o compromisso do Paraná com a sustentabilidade e a rastreabilidade ambiental. “É um lançamento que conjuga inovação com rastreabilidade ambiental e eficiência no respeito às leis florestais do Brasil. Quem sobrevoa o Paraná vê rios preservados, reservas legais mantidas e uma produção agrícola forte, e tudo isso é sustentabilidade”, afirmou.

Entre as funcionalidades da plataforma estão a comprovação técnica da sustentabilidade ambiental, a oferta de informações agroambientais auditáveis, o apoio a políticas públicas, crédito rural e planejamento territorial, além do fortalecimento da transparência e da segurança jurídica das ações do Estado. Os dados consolidados também permitirão uma comunicação mais clara dos resultados à sociedade, ampliando o acesso à informação.

Na prática, a Plataforma Paraná + Sustentável integra bases de dados estaduais e federais, gera mapas oficiais de uso e ocupação do solo atualizados anualmente e produz certificados digitais por imóvel, município e Estado.

*Com informações da Agência Estadual de Notícias

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do Ric.com.br. Clique aqui.

Sérgio Luis de Deus

Editor

Jornalista formado pela PUCPR com 25 anos de carreira. Especializado em política, economia e cotidiano. Pós-graduado em Sociologia Política pela UFPR e em Planejamento/Gestão de Negócios pela FAE

Jornalista formado pela PUCPR com 25 anos de carreira. Especializado em política, economia e cotidiano. Pós-graduado em Sociologia Política pela UFPR e em Planejamento/Gestão de Negócios pela FAE