O Paraná espera plantar 94,6 mil hectares e colher 413,8 mil toneladas de cevada na próxima safra de inverno. Esse número é 40% superior ao registrado no ciclo passado e um recorde estadual na produção do cereal.

Os dados constam no Boletim de Conjuntura Agropecuária do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), referente à semana de 11 a 16 de abril.
No ciclo anterior, o Paraná colheu 296,1 mil toneladas de cevada em 80,5 mil hectares. O aumento na previsão para 2025 é justificado pelo retorno dos cultivos em Guarapuava, na região Centro-Sul do estado.
A previsão é que sejam semeados 36,9 mil hectares, ou 25% superior aos 29,6 mil hectares colhidos ano passado.
Somente em Guarapuava, 38 mil hectares de cevada devem ser cultivados, a maior área plantada de todo o Paraná.
“O ganho acontece especialmente na região de Guarapuava em função do ânimo com as melhores cotações e os resultados satisfatórios a campo experimentados no Centro-Sul paranaense em 2024”, afirmou o agrônomo Carlos Hugo Godinho, do Deral.
O Deral aponta que esse crescimento no cultivo do cereal é baseado na demanda das maltarias paranaenses. Somente no primeiro trimestre de 2025, 200 mil toneladas de malte foram compradas no estado – recorde em todo Brasil.
“A confirmação de uma produção maior e de boa qualidade é essencial para a diminuição da necessidade de importação de cevada”, disse Godinho.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!