CINGAPURA (Reuters) – Os preços do petróleo recuavam nesta terça-feira, ampliando perdas vistas na véspera após a Califórnia ter apertado medidas de isolamento devido à pandemia de coronavírus e com o número de casos da doença continuando a aumentar nos Estados Unidos e na Europa.

O petróleo Brent recuava 0,16 dólar, ou 0,33%, a 48,63 dólares por barril, às 8:09 (horário de Brasília). O petróleo dos Estados Unidos caía 0,18 dólar, ou 0,39%, a 45,58 dólares por barril.

Ambos os contratos de referência haviam recuado cerca de 1% na segunda-feira.

Ao redor do mundo, um forte aumento nos casos de coronavírus levou a uma renovada série de “lockdowns”, com medidas restritivas desde a Califórnia, nos EUA, até a Alemanha e a Coréia do Sul.

“A situação da pandemia continuará sendo muito impactante em alguns lugares dos EUA e em partes da Europa. Isso está impactando o sentimento sobre a demanda no curto prazo”, disse Lachlan Shaw, chefe de pesquisas de commodities do National Australia Bank.

A Califórnia pediu na segunda-feira que a maior parte do Estado mantenha lojas fechadas e pessoas em casa, em uma nova medida que deve durar ao menos três semanas.

“A Califórnia, um dos Estados dos EUA com maior demanda por combustíveis para carros, vai estar em um lockdown leve durante o que deverá ser um Natal fraco para os mercados de petróleo”, disse Stephen Innes, estrategista chefe de mercados da Axi.

(Por Sonali Paul e Roslan Khasawneh)