Por Laila Kearney
NOVA YORK (Reuters) – Os preços do petróleo avançaram nesta segunda-feira, após tempestades que avançam em direção ao Golfo do México interromperem mais de metade da produção “offshore” da região –e com expectativas de que duas tempestades ainda mais perigosas atinjam a área nesta semana.
O petróleo Brent fechou em alta de 0,78 dólar, ou 1,76%, a 45,13 dólares por barril, enquanto o petróleo dos Estados Unidos (WTI) avançou 0,28 dólar, ou 0,66%, para 42,62 dólares o barril.
Empresas de energia interromperam a oferta de mais de 1 milhão de barris por dia (bpd) de petróleo “offshore” na parcela norte-americana do Golfo do México e retiraram funcionários de mais de 100 plataformas na região por causa da ameaça dupla das tempestades tropicais Marco e Laura.
A tempestade Marco chegou à costa dos EUA nesta segunda-feira, enquanto Laura deve se transformar em um furacão e atingir o local em meados desta semana.
Os contratos futuros da gasolina negociados nos EUA saltaram cerca de 7%, já que refinarias hibernaram unidades como medida de precaução.
“Como é frequente no complexo energia, desenvolvimentos que são altistas para os produtos (refinados) podem ser baixistas para os futuros do petróleo, já que a demanda das refinarias é prejudicada”, alertou Jim Ritterbusc, da Ritterbusch and Associates.
(Reportagem de Laila Kearney em Nova York, com reportagem adicional de Bozorgmehr Sharafedin em Londres e Jessica Jaganathan em Cingapura)