Por Ahmad Ghaddar
LONDRES (Reuters) – Os preços do petróleo tinham leve recuo nesta sexta-feira, mas ainda assim caminhavam para a sexta semana consecutiva de ganhos, à medida que o lançamento de campanhas de vacinação contra o coronavírus alimentam esperanças de uma retomada na demanda por combustíveis no próximo ano.
O petróleo Brent recuava 0,15 dólar, ou 0,3%, a 50,1 dólares por barril, às 7:59 (horário de Brasília). O petróleo dos Estados Unidos caía 0,1 dólar, ou 0,21%, a 46,68 dólares por barril.
Testes promissores de vacinas ajudaram a melhoras perspectivas que se mostravam sombrias em meio a números recorde de novos casos da doença e mortes pelo mundo.
O Reino Unido começou a vacinação nesta semana, enquanto os Estados unidos podem começar as aplicações neste final de semana. O Canadá aprovou sua primeira vacina na quarta-feira, com primeiras doses previstas para a partir da próxima semana.
“O otimismo com a vacina parece continuar intocado, devido às aprovações consecutivas que as vacinas estão obtendo e ao lançamento mais rápido do que se pensava das primeiras campanhas em mercados-chave”, disse Paola Rodriguez-Masiu, analista da Rystad Energy.
“A tão esperada implementação de programas de vacinação forneceu uma ampla base de otimismo diante do aumento dos estoques de petróleo dos EUA”, disse Stephen Brennock, da corretora PVM.
Os estoques de petróleo dos EUA tiveram um grande salto na semana passada, em uma lembrança de que ainda há uma grande oferta da commodity.