Por Alex Lawler
LONDRES (Reuters) – Os preços do petróleo operavam perto da estabilidade nesta terça-feira, com o Brent, referência internacional, mantendo-se acima de 50 dólares por barril diante do otimismo com notícias sobre vacinas contra o coronavírus, que era parcialmente compensado por lockdowns mais restritivos na Europa e projeções de recuperação mais lenta da demanda.
Os Estados Unidos começaram a vacinação na segunda-feira, quando o número de mortes por Covid-19 no país ultrapassou 300 mil. O Reino Unido e o Canadá também começaram a aplicar doses.
O petróleo Brent subia 0,02 dólar, ou 0,04%, a 50,31 dólares por barril, às 8:49 (horário de Brasília). O petróleo dos Estados Unidos avançava 0,02 dólar, ou 0,04%, a 47,01 dólares por barril.
O petróleo tem se recuperado nas últimas semanas com esperanças de recuperação da demanda por combustíveis. Os preços tocaram em 10 de dezembro os 51,06 dólares pro barril, maior nível desde março, quando desabaram em meio à pandemia.
“O Brent continua a desafiar todas notícias negativas”, disse o analista do Commerzbank, Carsten Fritsch. “Mais e mais países na Europa e Estados nos EUA estão apertando as restrições devido ao corona para o Natal e ano novo, o que deve pesar sobre a demanda.”
Além disso, a Agência Internacional de Energia (IEA) e a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) reduziram suas projeções de demanda, com a IEA afirmando que qualquer impacto da vacina sobre o consumo de combustíveis está distante e deve demorar vários meses.