Por Bozorgmehr Sharafedin
LONDRES (Reuters) – Os preços do petróleo avançavam nesta segunda-feira, com tempestades paralisando mais que metade da produção no Golfo do México e por sinais de progresso no desenvolvimento de um tratamento para a Covid-19.
O petróleo Brent subia 0,35 dólar, ou 0,79%, a 44,7 dólares por barril, às 8:21 (horário de Brasília). O petróleo dos Estados Unidos avançava 0,32 dólar, ou 0,76%, a 42,66 dólares por barril.
“Os preços estão sendo guiados por dicas da Mãe Natureza nesta manhã, uma vez que duas tempestades chegam sobre o Golfo do México. Metade da produção da região foi fechada, embora os ganhos sejam limitados pela ameaça de uma segunda onda de Covid”, disse Stephen Brennock, da corretora PVM.
Empresas de energia fecharam mais de 1 milhão de barris por dia em capacidade de produção offshore nos Estados Unidos, na região do Golfo do México, por causa de ameaças geradas pelo furacão Marco e a tempestade tropical Laura. Trabalhadores foram evacuados de mais de 100 plataformas de produção.
Além do foco na produção, o mercado avalia danos também sobre atividades de refino, sujeitas a impactos por inundações.
“O Golfo dos EUA também é uma região chave de refino”, disse Warren Patterson, chefe de estratégia de comodities do ING.
Os preços também receberam suporte de reportagem do Financial Times afirmando que o presidente dos Estados Unidos Donald Trump está considerando acelerar uma vacina experimental contra Covid-19 sendo desenvolvida pela AstraZeneca e pela Universidade de Oxford.
No domingo, Trump também saudou uma autorização do FDA para um tratamento de coronavírus que usa plasma sanguíneo de pacientes recuperados.