Por Jessica Resnick-Ault
NOVA YORK, (Reuters) – Os preços do petróleo subiram nesta terça-feira, em meio a dados sobre a atividade manufatureira dos EUA melhores do que o esperado, o que aumentou a esperança de uma recuperação econômica pós-pandemia.
Além disso, analistas preveem uma sexta redução semanal nos estoques norte-americanos da commodity.
Os contratos futuros do petróleo Brent fecharam em alta de 0,30 dólar, a 45,58 dólares por barril. Já o petróleo dos EUA (WTI) subiu 0,15 dólar, para 42,76 dólares o barril.
Os futuros ampliaram ligeiramente os ganhos no after market após o grupo de comércio American Petroleum Institute (API) dizer que os estoques de petróleo dos EUA caíram mais do que o esperado na última semana.
A estimativa indicava que os estoques de petróleo bruto norte-americano cairiam quase 2 milhões de barris na semana passada, conforme analistas ouvidos pela Reuters em pesquisa antes dos dados semanais do American Petroleum Institute. O grupo, no entanto, disse que os estoques recuaram 6,36 milhões de barris na semana.
A atividade manufatureira dos EUA acelerou para uma alta de mais de um ano e meio em agosto em meio a um aumento no volume de novos pedidos, mas o emprego continuou a ficar para trás, apoiando as opiniões de que a recuperação do mercado de trabalho estava perdendo ímpeto.
O Institute for Supply Management (ISM) disse que seu índice de atividade fabril nacional aumentou para 56,0 no mês passado, de 54,2 em julho. Esse foi o nível mais alto desde janeiro de 2019 e marcou três meses consecutivos de crescimento.
(Com reportagem adicional de Sonali Paul e Seng Li Peng em Cingapura, e Shadia Nasralla em Londres)
((Tradução Redação São Paulo, 55 11 56447701))
REUTERS NF RS