Por Alex Lawler
LONDRES (Reuters) – Os preços do petróleo avançavam nesta quarta-feira, a caminho do terceiro dia de ganhos, sob impulso de relatório que mostrou queda nos estoques nos Estados Unidos e com pesquisas mostrando força no setor industrial, o que gerou expectativas de uma recuperação econômica da pandemia de coronavírus.
Os estoques de petróleo nos EUA tiveram redução de 6,4 milhões de barris, disse o Instituto Americano do Petróleo (API), mais que o previsto. Enquanto isso, levantamentos sobre a indústria pelo mundo mostraram expansão das atividades em agosto, embora o cenário siga instável.
O petróleo Brent subia 0,16 dólar, ou 0,35%, a 45,74 dólares por barril, às 9:55 (horário de Brasília). O petróleo dos Estados Unidos avançava 0,19 dólar, ou 0,44%, a 42,95 dólares por barril.
“Os agentes de mercado estão atualmente surfando uma onda de otimismo, embora ela possa estourar a qualquer momento”, disse Stephen Brennok, da corretora PVM.
As projeções eram de queda de 1,9 milhão de barris nos estoques dos EUA.
O governo dos EUA divulga dados oficiais sobre estoques nesta quarta-feira, e eles serão atentamente acompanhados pelo mercado, que buscará ver se eles confirmam os números da API.