Por Ahmad Ghaddar
LONDRES (Reuters) – Os futuros do petróleo subiam nesta quarta-feira, recuperando parte das perdas da sessão anterior, mas o aumento no número de casos de Covid-19 em alguns países minava esperanças de uma recuperação estável na demanda global.
O petróleo Brent subia 0,42 dólar, ou 1,06%, a 40,2 dólares por barril, às 8:03 (horário de Brasília). O petróleo dos Estados Unidos avançava 0,6 dólar, ou 1,63%, a 37,36 dólares por barril.
Na sessão de terça-feira o Brent havia caído mais de 5%, para abaixo de 40 dólares por barril pela primeira vez desde junho, enquanto o petróleo nos EUA recuou quase 8%.
Ambos os contratos de referência eram negociados próximos de mínimas de três meses.
A crise de saúde global continua, com os casos de coronavírus crescendo na Índia, Grã-Bretanha, Espanha e em diversas partes dos Estados Unidos.
Os surtos ameaçam desacelerar a recuperação da economia global e reduzir a demanda por combustíveis desde a gasolina de aviação até o diesel.
“Os fundamentos de curto prazo do mercado de petróleo parecem fracos: a recuperação da demanda é frágil, os estoques e a capacidade ociosa estão altas e as margens de refino estão baixas”, disse o Morgan Stanley.
Ainda assim, o banco aumentou levemente sua previsão de preço para o petróleo, para 50 dólares por barril no segundo semestre de 2021, devido ao enfraquecimento do dólar e às crescentes expectativas de aumento na inflação.