Por Bozorgmehr Sharafedin
LONDRES (Reuters) – Os preços do petróleo subiam levemente nesta terça-feira, ajudados por expectativas de que a Opep e seus aliados possam apertar a oferta no próximo ano e por notícias de uma segunda possível vacina para Covid-19.
O petróleo Brent subia 0,08 dólar, ou 0,18%, a 43,9 dólares por barril, às 8:11 (horário de Brasília). O petróleo dos Estados Unidos avançava 0,08 dólar, ou 0,19%, a 41,42 dólares por barril.
“Os preços do petróleo estão vendo ganhos modestos nesta manhã à medida que um entusiasmo sobre uma nova e aparentemente mais eficiente vacina levaram a um novo rali”, disse o chefe de mercados de petróleo da Rystad Energy, Bjornar Tonhaugen.
“Agora todos os olhos estão sobre possíveis vazamentos da reunião técnica da Opep+ de hoje”, acrescentou ele, em referência à aliança entre a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e países liderados pela Rússia.
A Opep+ terá uma reunião de seu comitê ministerial nesta terça-feira que pode recomendar mudanças em cotas quando todos ministros do grupo se reunirem em 30 de novembro e 1° de dezembro.
A Opep+ revisou seus cenários para 2021, com a demanda vista como mais fraca do que antecipado antes, segundo documento confidencial visto pela Reuters, em uma revisão que daria argumentos para um aperto na política de produção no próximo ano.
O petróleo Brent e o WTI subiram mais de 10% nos últimos dias, após a Pfizer afirmar que sua vacina para Covid-19 é mais de 90% eficiente. Eles ganharam impulso extra nesta semana quando a Moderna disse que sua vacina tem 94,5% de eficiência.