PARIS (Reuters) – O Mars, serviço de monitoramento agrícola da União Europeia, reduziu nesta segunda-feira suas perspectivas para os rendimentos da maior parte das safras de verão do bloco, citando o tempo seco em grandes países produtores.
De acordo com um relatório, o serviço passou a estimar uma produtividade média de 8,01 toneladas por hectare (t/ha) para a safra de milho da UE, ante projeção de 8,21 t/ha no mês passado –a cifra, porém, segue 5,6% acima da média histórica de cinco anos.
Para a safra deste ano de beterraba sacarina, o Mars reduziu a estimativa de produtividade para 73,4 t/ha, versus 75,9 t/ha na projeção de julho. O valor fica 1,4% abaixo da média de cinco anos.
A falta de chuvas vista desde o início de julho e uma onda de calor no começo de agosto em grande parte do oeste e centro-norte da Europa são amplamente responsáveis pela redução na produtividade, segundo o Mars.
“A combinação de oferta limitada de água e altas temperaturas afetou negativamente as safras de verão, com reduções nas expectativas de rendimento”, disse o serviço.
Em relação ao trigo soft, o Mars aumentou levemente sua estimativa para a produtividade média do cereal na UE, passando a projetá-la em 5,55 t/ha, contra 5,54 t/ha no mês passado.
(Reportagem de Forrest Crellin e Sybille de La Hamaide)