MOSCOU (Reuters) – A consultoria agrícola Sovecon afirmou nesta sexta-feira que reduziu sua previsão para a safra de trigo 2021 da Rússia para 76,8 milhões de toneladas, contra expectativa anterior de 81 milhões de toneladas.

Cerca de 22% das semeaduras de grãos de inverno no país estão em condições ruins, disse um órgão estatal de meteorologia no início de dezembro, sinalizando riscos maiores para a safra 2021.

A Rússia é uma das maiores exportadoras de trigo do mundo.

“O trigo chegou a este inverno (no Hemisfério Norte) na pior situação desde 2009/10”, disse a Sovecon em nota, acrescentando que cerca de 3,2 milhões de hectares poderão ser perdidos após o inverno, ante 1,8 milhão de hectares no ano anterior.

As condições ruins para as semeaduras de grãos também podem reduzir as produtividades e torná-los mais vulneráveis ao tempo frio, afirmou a Sovecon. Os agricultores russos semearam 19,3 milhões de hectares com grãos de inverno neste ano.

Para melhorar a situação, é possível que os produtores plantem uma área maior com trigo de primavera quando a safra de inverno for concluída, mas o cereal da primavera tende a apresentar rendimentos menores que os de inverno, disse a consultoria. Muitos agricultores também preferem plantar girassol em vez de trigo de primavera, acrescentou.

A Sovecon disse ainda que pode reduzir ainda mais sua estimativa caso o tempo no inverno seja desfavorável para as safras.

(Reportagem de Polina Devitt)