Por Maximilian Heath
BUENOS AIRES (Reuters) – Empresas agroexportadoras argentinas e trabalhadores portuários do setor de grãos ainda estão longe de chegar a um acordo salarial, disse uma fonte da câmara portuária nesta terça-feira, o que deve prolongar greves que continuam a impactar os embarques de um dos maiores exportadores do mundo.
O sindicato URGARA, que representa inspetores que verificam a qualidade dos grãos antes de eles serem embarcados nos navios, lançou greves de surpresa na segunda-feira, visando protestar contra a paralisação das negociações salariais.
O movimento impactou carregamentos em alguns dos principais terminais dos portos General San Martín, San Lorenzo, Quequén e Bahía Blanca.
A Argentina é o maior exportador mundial de farelo de soja e óleo de soja, e um dos maiores fornecedores de soja. Os grãos são o principal impulsionador das exportações do país e uma importante fonte de moeda estrangeira.
“O diálogo é aberto com o URGARA, mas por enquanto estamos distantes em nossas posições”, disse à Reuters uma fonte da Câmara de Portos Comerciais Privados (CPPC) que pediu para não ser identificada.
“Eles realizam medidas intermitentes, elas variam”, disse a fonte do CPPC sobre os trabalhadores em greve. “Em alguns casos eles param os embarques, em outros impedem a entrada de caminhões (com grãos) ou não fazem hora extra”.
Outra fonte do setor portuário disse que a paralisação liderada pelo URGARA está impactando a importante cooperativa ACA e a ADM, em portos da área agroexportadora de Rosário.
“Vamos ver o que acontece no decorrer do dia. Se houver uma proposta séria, vamos avaliá-la e sentar para discutir como está o andamento dos protestos e se suspendemos [as medidas]”, disse Juan Carlos Peralta, porta-voz do sindicato URGARA.
O protesto do URGARA ocorre em um momento em que outros sindicatos do setor agrícola do país também exigem aumentos salariais para compensar a alta inflação, embora haja menos movimento nos portos argentinos nesta época do ano, uma vez que os agricultores estão em fase de plantio.