Por Naveen Thukral

CINGAPURA (Reuters) – Os preços do trigo da Austrália ofertados na Ásia recuaram nesta semana para nível inferior aos do cereal do Mar Negro pela primeira vez em pelo menos quatro anos, diante das expectativas de que o país deve colher uma safra quase recorde, disseram duas fontes do mercado.

Para embarque em janeiro, o trigo Australia Premium White (APW) para o Sudeste da Ásia está sendo cotado a 275 dólares por tonelada, incluindo custo e frete (C&F), em comparação com qualidade similar de trigo do Mar Negro a 285 dólares por tonelada.

“É provável que o preço caia ainda mais, já que a safra parece realmente boa”, disse Ole Houe, diretor de serviços de consultoria da corretora IKON Commodities em Sydney. “Os produtores vendem felizes com os números de hoje, e os rendimentos são gigantescos”.

A IKON Commodities estima a safra de trigo 2020/21 da Austrália em 32 milhões de toneladas.

“A mais recente revisão altista ocorre após relatos de produtividades recordes do trigo em New South Wales, além de chuvas generalizadas no leste da Austrália, que devem dar um impulso extra de última hora para a região sul do país”, disse a corretora em um relatório.

“A produção em New South Wales está estimada em 13,2 milhões de toneladas, um recorde”, acrescentou.

“No primeiro trimestre, os compradores asiáticos vão se voltar para a Austrália”, afirmou um operador em Cingapura. “Os preços são mais baratos e a qualidade é boa.”