Nesta quarta-feira (01) será realizada a abertura oficial do 2° Show Rural Coopavel de Inverno. O evento contará com a presença do secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, do presidente da Ocepar, José Roberto Ricken, do prefeito Leonaldo Paranhos, e de presidentes de entidades do setor produtivo, além de produtores rurais, técnicos e convidados.
A solenidade também marcará o lançamento de dois programas de estímulo ao trigo, cultura sensação do evento que será realizado até sexta-feira, dia 3. São eles: Programa Cereais de Inverno e Segunda Safra, parceria do Governo do Paraná, Faep, Ocepar, Sindiavipar e IDR (Instituto de Desenvolvimento Rural), e Coopavel Mais Trigo, um plano próprio de incentivos da cooperativa e que será desenvolvido em municípios do Oeste e Sudoeste do Estado.
Trinta e oito cultivares e cinco lançamentos estarão entre as atrações da segunda edição de inverno do Show Rural Coopavel. Interessados em participar poderão, na quinta e sexta-feira, dirigir-se ao parque e então aguardar a vez na formação dos grupos de visitação. O acesso ao parque será pela entrada principal, em frente ao km-477 da BR-277, na saída para Curitiba.
Estações
Grupos de agricultores vão percorrer 15 estações distribuídas pela área. Os visitantes terão acesso ao melhor de 38 cultivares de inverno, 20 delas de trigo.
Medidas sanitárias vão ser observadas durante todo o roteiro, desde a chegada das caravanas ao parque. Será feita aferição da temperatura corporal, disponibilização de álcool em gel em todas as estações e os visitantes deverão usar máscara em todo o percurso. “Com a criação das estações e divisão dos agricultores em grupos, evitamos aglomerações”, diz o coordenador geral Rogério Rizzardi.
Trigo em grande escala
Com 20 variedades à mostra, o trigo será a grande sensação do evento que será realizado no parque da Coopavel. O evento espera receber em três dias, entre cinco mil e seis mil pessoas. Quinze empresas participam, entre elas a Embrapa e o IDR, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná. No total, são 38 variedades em exposição, entre elas de aveia, triticale, gramíneas e plantas de cobertura.
“Algumas têm potencial de produtividade de mais de seis mil quilos por hectare, bem superior aos 3,4 mil quilos de média produzidos na Argentina.
O Paraná dedica área de 1,2 milhão de hectares à cultura do trigo. Por sua vez, os cooperados da região de abrangência da Coopavel (23 municípios do Oeste e Sudoeste do Estado) destinam 130 mil hectares à produção do grão, ou seja: o trigo plantado no território de atuação da Coopavel corresponde a 11% de toda a área que o Paraná dedica a essa cultura.
Trinta e oito cultivares e cinco lançamentos estarão entre as atrações da segunda edição de inverno do Show Rural Coopavel.
O maior número de cultivares será de trigo, com 20 no total. Outras dez serão de plantas de cobertura, além de cinco de aveia e três de triticale. Serão quatro lançamentos de sementes de trigo e outro de um mix de cobertura.
“Estamos trabalhando para levar aos produtores rurais o melhor em informações e inovações sobre as culturas de inverno, principalmente o trigo, cultura importante para o agronegócio brasileiro”
presidente da Coopavel, Dilvo Grolli.
Quinze empresas que são referências do agro nacional e mundial vão participar da segunda edição de inverno. Entre elas, estarão na etapa presencial Corteva, IDR, Embrapa, Biotrigo, OR Sementes, Basf, Ihara, Nutriagro e Raix.
Participarão também quatro empresas de químicos com fungicidas, inseticidas, herbicidas, reguladores de crescimento, produtos para tratamento de sementes e outros. A Nutriagro, indústria da Coopavel, vai apresentar quatro itens da linha nutricional e um lançamento com foco em equilíbrio hormonal e sanidade (área de fertilizantes foliares).
Os visitantes também receberão informações sobre fertilizante sólido com formulações apropriadas e importadas com inúmeros nutrientes qualificados e bioestimulantes.