Por Mark Weinraub

CHICAGO (Reuters) – Os contratos futuros do trigo negociados em Chicago recuaram 1,8% nesta quarta-feira, pressionados pela valorização do dólar, que operadores disseram prejudicar ainda mais a já fraca demanda externa pelo cereal dos Estados Unidos.

“Ainda não estamos vendo a demanda por exportações”, disse Mark Schultz, analista-chefe de mercado da Northstar Commodity. “Há muito trigo no mundo.”

A queda do trigo pesou sobre o mercado do milho, que também enfrenta a pressão sazonal do período de colheita, à medida que agricultores do Meio-Oeste norte-americano avançam com os trabalhos nos campos.

A soja terminou em baixa pelo terceiro dia consecutivo, mas operadores disseram que a firme demanda por exportações dos EUA limitaram as perdas.

“A demanda está feroz… Não para de vir”, disse Schultz, depois de o Departamento de Agricultura dos EUA anunciar a venda de 132 mil toneladas de soja para a China nesta quarta, 14º dia seguido com confirmações de compras pelo país asiático.

O contrato dezembro do trigo fechou em queda de 9 centavos de dólar, a 5,49 dólares por bushel. A soja para novembro recuou 5,25 centavos, para 10,1450 dólares o bushel. O vencimento dezembro do milho cedeu 0,75 centavo, para 3,6850 dólares/bushel.

(Reportagem adicional de Gus Trompiz, em Paris, e Naveen Thukral, em Cingapura)