PARIS (Reuters) – Os contratos futuros do trigo negociados na Euronext atingiram nesta sexta-feira o maior nível em mais de três semanas, com o clima adverso na Argentina direcionando o foco para o risco às ofertas globais e a depreciação do euro tornando o cereal europeu mais competitivo no mercado externo.

Os preços firmes de exportação na Rússia, maior competidora internacional da União Europeia, também deram suporte ao trigo na Euronext, segundo operadores.

O contrato dezembro do trigo para moagem, vencimento mais ativo negociado em Paris, fechou em alta de 2,75 euros, ou 1,4%, a 183,75 euros (216,15 dólares) por tonelada, depois de tocar a marca de 184,00 euros, mais alto nível desde 28 de julho.

O primeiro contrato do cereal, para setembro, avançou 5 euros, ou 2,8%, para 186,25 euros –depois de, mais cedo, atingir uma máxima de cinco semanas, a 186,75 euros.

Na Argentina, geadas danificaram cultivos de trigo, aumentando o estresse verificado por causa das persistentes condições de seca, disse a Bolsa de Cereais de Buenos Aires na véspera.

Já o euro teve firme queda frente ao dólar depois de dados econômicos gerarem dúvidas sobre a recuperação da zona do euro.

(Reportagem de Gus Trompiz)