Por Julie Ingwersen
CHICAGO (Reuters) – Os contratos futuros do trigo negociados em Chicago atingiram uma mínima de um mês nesta quinta-feira, pressionados pelas previsões de umidade favorável à safra nas Planícies do sul dos Estados Unidos, o que pode dar impulso às perspectivas de produção, disseram operadores.
Por outro lado, os futuros da soja e do milho terminaram a sessão em alta, apoiados por preocupações com a oferta da América do Sul e pelo aumento nos preços dos óleos vegetais no mundo.
O contrato maio do trigo fechou em queda de 10 centavos de dólar, a 6,4250 dólares por bushel, após atingir a marca de 6,39 dólares, mais baixo nível desde 12 de fevereiro.
A soja para maio avançou 3,75 centavos, para 14,1350 dólares o bushel, enquanto o vencimento maio do milho teve ganho de 4,50 centavos, para fechar a 5,3850 dólares/bushel.
No fim de semana, tempestades devem atingir o cinturão do trigo nas Planícies norte-americana, área que enfrentou condições de seca por vários meses. O trigo de inverno cultivado na região está apenas iniciando sua importante fase de desenvolvimento na primavera (do Hemisfério Norte), quando a necessidade de água aumenta.
“Um padrão climático muito mais úmido (e com mais neve) é esperado para as Planícies centrais até o início da próxima semana, o que aliviará significativamente a seca no Colorado, Nebraska, Kansas e Oklahoma”, disse a empresa de tecnologia espacial Maxar em nota diária a clientes.
(Reportagem adicional de Naveen Thukral em Cingapura e Sybille de La Hamaide em Paris)