A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou nesta quinta-feira (14) reajuste de 1,5% nas tarifas de telefonia para ligações entre telefones fixos e celulares. O percentual pode ser aplicado tanto em chamadas locais como em chamadas de longa distância. O reajuste vale para as concessionárias de  telefonia fixa.

Para ligações de telefones fixos para o Serviço Móvel Especializado (comunicação por meio de rádio), haverá uma queda de 5,27% nas tarifas. Isso porque foi empregado um fator de redução, que é aplicado periodicamente para a modalidade. As novas tarifas devem valer a partir da próxima semana, após a publicação no Diário Oficial da União.

Os reajustes levam em conta os índices de inflação e de Serviços de Telecomunicações (IST), sobre os quais são aplicados o fator de redução que desconta os ganhos de produtividade das operadoras.

No início deste ano, a Anatel aprovou reajuste nas tarifas de remuneração de redes móveis, que reduziram em cerca de 13% o preço das ligações de telefones fixos para celulares, sejam ligações locais ou de longa distância, originadas nas redes das concessionárias da telefonia fixa (Oi, Telefônica, CTBC, Embratel e Sercomtel) destinadas às operadoras móveis.