Novo aumento na conta da luz passa a valer no dia 24 de junho e afeta 4,3 milhões de consumidores em 396 municípios do Paraná
O consumidor paranaense deve preparar o bolso para mais um aumento na conta da luz. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (16) um reajuste médio de 15,32% nas tarifas de energia da Copel. Para os consumidores residenciais a aumento será de 14,62%. Os novos valores passam a valer no dia 24 de junho e afetam 4,3 milhões de unidades consumidoras localizadas em 396 municípios do Paraná.
O reajuste para baixa tensão, que engloba além dos consumidores residenciais, a classe de consumidores rurais, cooperativas de eletrificação, serviços públicos e comércio de porte menor, será de 15,09%. Para grandes consumidores, como indústrias, o aumento será de 15,61%.
Leia mais: Dicas para economizar energia elétrica e diminuir a conta de luz
Após ter aplicado um reajuste menor do que o definido pela Aneel nas tarifas de 2013 e 2014, a Copel solicitou o repasse integral dos valores dos quais havia aberto mão nos últimos dois anos. De acordo com o relator do processo, diretor André Pepitone, essa é a principal razão que explica o elevado reajuste da empresa, com contribuição de 11,84 pontos porcentuais no total do reajuste. As tarifas da distribuidora já haviam subido neste ano. Em fevereiro, a Aneel aprovou um reajuste extraordinário de 36,4% nas tarifas da companhia.
Campo Largo
O reajuste também atinge 47 mil unidades consumidoras do município de Campo Largo, atendidos pela Companhia Campolarguense de Energia (COCEL). O aumento será ainda maior, de 17,26%, e entra em vigor a partir do dia 24 de junho.