Um incêndio na Subestação Bateias, em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, causou um apagão em 10 estados brasileiros na madrugada desta terça-feira (14). O local pertence ao Sistema Interligado Nacional (SIN), que distribuiu energia elétrica para todas as regiões do país.

A interrupção de cerca de 10.000 megawatts (MW) de carga aconteceu às 00h32, afetando os quatro subsistemas: Sul, Sudeste/Centro-Oeste, Nordeste e Norte. Na Região Sul, houve perda de aproximadamente 1.600 MW de carga. No Nordeste, a interrupção foi da ordem de 1.900 MW; no Norte, de 1.600 MW; e no Sudeste, de 4.800 MW.
O apagão deixou residências sem luz nos seguintes estados: Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia, Amazonas, Minas Gerais, Goiás, Rio Grande do Norte e Distrito Federal.
Paraná sem luz
O Paraná não foi afetado pelo apagão nacional, porém, devido à atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga, quase 80 mil residências ficaram sem luz no estado. A Copel, empresa que distribui energia no Paraná, confirmou que a maior parte das casas com interrupção fica na região norte. Confira a nota na íntegra:
“A Copel informa que foi registrado um incêndio no reator de uma linha de transmissão, de propriedade e operado por Furnas, que fica localizado na área da Subestação Bateias, no município de Campo Largo, como parte do Sistema Interligado Nacional. O corpo de Bombeiros do Paraná controlou o incêndio. Nenhum equipamento da Copel nem de nenhuma outra empresa que fica instalada na Subestação Bateias foi danificado no episódio.
Em razão da ocorrência, entrou em atuação o Esquema Regional de Alívio de Carga, um mecanismo de proteção que desliga automaticamente equipamentos do Sistema Interligado Nacional. A operação das instalações foi recomposta à medida que a situação foi controlada.
Desligamentos no Paraná – A Copel informa que, em função da atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga, 76 mil unidades consumidoras tiveram o fornecimento de energia interrompido em todas as regiões do Estado às 0h32. A maior parte delas, 42 mil, ficam na região Norte do Paraná. O Operador Nacional do Sistema (ONS) autorizou o restabelecimento 1h01”
Posicionamento do SIN sobre o apagão
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse nesta terça-feira (14) que não houve falta de energia, mas um problema na infraestrutura ocasionado por um incêndio numa subestação do Paraná.
“É importante que a população entenda o que acontece neste momento. Não é falta de energia. É um problema na infraestrutura que transmite a energia. Quando se fala em apagão, a gente sempre lembra aqueles tristes episódios de 2001 e de 2021 que, na verdade, aconteceram por falta de energia e falta de planejamento. Hoje não. Hoje, nós temos muita energia”, comentou Silveira.
Confira a nota na íntegra do SIN sobre o apagão:
“Às 00h32min ocorreu perturbação de grande porte no Sistema Interligado Nacional, com desligamento de cerca de 10.000 MW de cargas, de forma controlada (por atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga – ERAC).
A ocorrência teve início em incêndio em reator na Subestação de Bateias (Paraná) que desligou toda a subestação de 500 kV, desinterligando as regiões Sul e Sudeste/Centro – Oeste, ocasionando contingência severa.
O retorno dos equipamentos e a recomposição das cargas se deu de maneira controlada, logo nos primeiros minutos, sendo que até 1h30min todas as cargas das Regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro – Oeste foram restabelecidas. As cargas da Região sul foram recompostas totalmente por volta de 2h30min.
O tempo de recomposição total foi inferior às ocorrências deste porte já ocorridas no SIN.
Está programada para hoje reunião preliminar com os principais agentes envolvidos para identificar as causas e o ONS deverá realizar reunião preliminar de Análise da Perturbação para início de elaboração do Relatório de Análise da Perturbação – RAP até sexta-feira, 17/10“.
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui!