A Prefeitura de Araucária diz ter conseguido a redução do valor das passagens graças a extinção da CMTC. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Araucária)

O novo valor das passagens de ônibus passa a valer no dia 1º de janeiro; o abatimento é de pouco mais de 30%

*Com informações da Secretaria Municipal de Comunicação Social de Araucária

A Prefeitura Municipal de Araucária divulgou na manhã desta terça-feira (19) a redução da tarifa dos ônibus de transporte coletivo. O valor de R$4,25 sofrerá um abatimento de pouco mais de 30% e passará a custar R$ 2,90 a partir do dia 1º de janeiro de 2018. De acordo com a administração municipal, o novo valor foi possível com a economia gerada pela extinção da Companhia Municipal de Transporte Coletivo (CMTC).  

O novo valor vale para viagens os ônibus do Transporte Integrado de Araucária (TRIAR) e permite a integração com as linhas metropolitanas gerenciadas pela Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) nos Terminais Central e Angélica. Neles é possível pegar as linhas: Araucária/Portão, Araucária/Pinheirinho, Araucária/Campo Largo, Angélica/Pinheirinho, Curitiba/Araucária, entre outras.

Segundo prefeito de Araucária, Hissam Hussein Dehaini, ao longo do ano de 2017 foram revisadas diversas questões referentes ao transporte coletivo, o que gerou o corte de gastos desnecessários.  “Isso nada mais é do que resultado da economia feita com a extinção da CMTC. Estamos apenas repassando para o próprio sistema e para a população de Araucária”, ressalta o prefeito.

Domingueira e Passe Livre Infantil

Em setembro deste ano foi implantada a tarifa domingueira que permite aos usuários não pagar tarifa nos domingos. Para embarcar nos ônibus é necessário apenas que o Cartão de Transporte do Triar seja apresentado.

Já o passe livre estudantil permite aos estudantes de educação infantil, ensino fundamental e ensino médio de escolas públicas a isenção integral da tarifa. O Educard, como é chamado, é concedido diante da comprovação de dados da unidade escolar que o aluno frequenta.

Leia também: