Greve dos bancários começou na terça-feira (6) em todo o Brasil (Foto: Joka Madruga/SEEB Curitiba)

Paralisação começou na terça-feira (6) e afeta o atendimento em 547 agências bancárias no Paraná. Em Curitiba e Região, 268 agências permanecem fechadas

Os bancários de todo o Brasil rejeitaram, nesta sexta-feira (9), a nova proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) que ofereceu reajuste de 7% nos salários e abono de R$ 3.300. A greve nacional começou na terça-feira (6) e afeta o atendimento em 547 agências no Paraná. No total, 12,7 mil bancários paralisaram as atividades no estado.

Veja alternativas para pagar as contas.

Segundo o Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região, 268 agências bancárias e oito centros administrativos estão fechados na capital e Região Metropolitana. Ao todo, mais de 8,7 mil trabalhadores permanecem de braços cruzados, o que equivale a 48% de adesão.

A nova proposta dos banqueiros continha ainda a reposição da inflação de 9,57%. Após a recusa da categoria, uma nova rodada de negociação ficou agendada para terça-feira (13).

De acordo com o presidente do sindicato na capital paranaense, Elias Jordão, os banqueiros alegam dificuldade em atender as demandas da categoria, devido à atual conjuntura. 

“Esses argumentos são desmontados com facilidade, visto a realidade dos lucros gerados pelos trabalhadores. Mais uma vez, reafirmamos que não aceitaremos proposta que nos traga perdas. Nossa mobilização local, estadual e nacional está forte”, enfatizou Jordão.