A greve dos bancários, iniciada em todo estado do Paraná nesta terça-feira (06), não desobriga a população de pagar suas contas em dia. Com as agências bancárias fechadas, é preciso buscar alternativas para evitar multas, não ter o nome inserido no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e não acabar endividado.

Confira algumas dicas:

Saques: Podem ser realizados em caixas eletrônicos e terminais de autoatendimento 24 horas. Porém, é preciso ficar atento aos limites diários de retirada.

Contas a vencer:  Água, luz, telefone, internet e títulos de cobrança em podem ser pagas  em caixas eletrônicos e através dos sites das instituições bancárias, pela internet. Uma alternativa para facilitar os pagamentos on-line é baixar aplicativos dos bancos no telefone celular. Alguns títulos também podem ser pagos em casas lotéricas.

Contas já vencidas:  As empresas responsáveis pelas cobranças têm obrigação de orientar os clientes quanto aos pagamentos. Ciente dos juros e das multas inseridas, é possível solicitar que a quitação seja feita através do Débito Direto Autorizado (DDA).

Desbloqueio de cartão: Os terminais de autoatendimento são uma boa opção. Alguns bancos também permitem que o serviço seja feito pela internet ou por telefone (entre em contato com a instituição financeira para saber mais).

Transferências: Geralmente valores pequenos podem ser transferidos pela internet, através do site do banco, e terminais de autoatendimento.

Depósitos: Procure os terminais de autoatendimento.