A Black Friday 2024, que acontece no dia 29 de novembro, é uma das principais datas que impulsionam as oportunidades de contratações temporárias. Conforme a Asserttem (Associação Brasileira do Trabalho Temporário), 450 mil contratos de trabalho temporário devem ser gerados nos últimos três meses do ano, outubro, novembro e dezembro em todo o país.

Black Friday 2024 antecipa contratações de fim de ano
As áreas para as contratações que mais se destacam são o e-commerce e o setor de logística (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

“O trabalho temporário é uma importante oportunidade para quem está fora do mercado. Assim, contribui intensamente para uma política de recuperação do emprego no país”, afirma o presidente da associação, Alexandre Leite Lopes.

A projeção das contratações temporárias para o 4º trimestre de 2024 ficou um pouco abaixo da do ano passado, quando foram registrados 452 mil contratos de trabalho temporário,

A explicação para essa leve queda, segundo Lopes, são os desastres climáticos, a guerra no Oriente Médio e as incertezas do mercado devido ao ano eleitoral, que afetam a confiança dos brasileiros.

“Somado a isso, o cenário geral também foi influenciado pela alta da Selic, que encarece o crédito e diminui consideravelmente a compra de bens duráveis, impactando a Indústria e, consequentemente, a contratação de trabalhadores temporários”, explica.

As áreas para as contratações que mais se destacam são o e-commerce e o setor de logística, estimuladas pela sazonalidade das datas comemorativas.

No 3º trimestre do ano, o regime jurídico do Trabalho Temporário teve mais de 610 mil contratos de trabalho temporário no país, de acordo com a estimativa da Asserttem. O número representa um pequeno aumento de 0,5% em relação aos meses de julho, agosto e setembro de 2023, quando foram registradas cerca de 608 mil contratações.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

Eduardo Teixeira

Repórter

Eduardo Teixeira é formado em Jornalismo pela Uninter. Possui experiência em pautas de Segurança, como acidentes e crimes, além de virais da internet, trends das redes sociais e pautas de Cultura. Também atua como repórter de TV e rádio.

Eduardo Teixeira é formado em Jornalismo pela Uninter. Possui experiência em pautas de Segurança, como acidentes e crimes, além de virais da internet, trends das redes sociais e pautas de Cultura. Também atua como repórter de TV e rádio.