O grande dia que marca a Black Friday com diversas promoções é nesta sexta-feira (29) e com a imensidão de oportunidades e preços baixos é preciso estar atento para não cair em possíveis golpes.

Black Friday 2024: tudo que você precisa saber pra comprar com segurança
Para aproveitar a data é necessário que o consumidor tenha cuidado e compre com segurança (Foto: Ilustração/Pexels)

Segundo um estudo realizado pela Google, 62% dos brasileiros têm intenção de realizar compras durante o período de promoções.

Com isso, para que o cliente possa encontrar os melhores preços, o portal RIC separou três sites seguros e recomendados pelo Procon que comparam os valores em diferentes e-commerces. Veja abaixo:

Zoom: essa plataforma compara diversos preços expostos nos e-commerces, permitindo que o consumidor busque pelos maiores descontos e menores valores. Além disso, a plataforma oferece avaliações de produtos de outros compradores.

Buscapé: além de comparar preços, esse site mostra um histórico nos últimos 40 dias dos valores de determinado produto. Também é possível configurar um alerta de produto para receber uma notificação quando o preço baixar. 

Reduza: por fim, esta plataforma oferece uma ferramenta para que o consumidor cole a URL de um produto determinado e clique em “reduzir o preço”. Em seguida, o site busca as melhores oportunidades de preço e frete para o mesmo item.

Confira dicas para pagar menos e se proteger de golpes

É recomendado utilizar um cartão virtual para realizar as comprar online. O Serasa também orienta a não clicar em sites suspeitos. O Procon de São Paulo divulgou uma lista de site não confiáveis, conforme o órgão, essas lojas tiveram reclamações de consumidores registrada, foram notificados, não responderam ou não foram encontrados, para ver a lista completa clique aqui.

Neste período também é comum ocorrer as famosas “Black Fraudes”, nestas situações ocorrem fretes abusivos para compensar os descontos, mudança de preços na hora de fechar as compras online e até mesmo roubo de dados. As principais dicas para não cair na “Black Fraude” são: nunca fechar uma compra antes de comparar preços entre lojas e comprar apenas em sites seguros.

Conheça os golpes mais comuns e como escapar deles

De acordo com o especialista Vinícius Perallis, CEO e fundador da Hacker Rangers, plataforma gamificada para conscientização em segurança cibernética, manter os cuidados durante as compras online é extremamente importante, não apenas durante períodos como a Black Friday.

Conforme Vinícius Perallis, durante a Black Friday é preciso ficar atento a alguns golpes online, como phishing, que são e-mails falsos pedindo suas informações; sites falsos, que podem parecer suspeitos ou oferecer preços muito baixos; e ofertas boas demais, que merecem desconfiança. Além disso, pesquise a loja antes de comprar e evite métodos de pagamento que não oferecem proteção.

Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui

Mahara Gaio

Repórter

Jornalista formada pela Universidade Positivo e pós-graduada em Jornalismo Digital. Produz pautas com foco em Clima e Tempo, além de Segurança, com ênfase em crimes e acidentes de repercussão no Paraná.

Jornalista formada pela Universidade Positivo e pós-graduada em Jornalismo Digital. Produz pautas com foco em Clima e Tempo, além de Segurança, com ênfase em crimes e acidentes de repercussão no Paraná.