Curitiba - Uma pesquisa realizada pela Associação Comercial do Paraná (ACP), em parceria com a Datacenso Pesquisa e Inteligência de Mercado, aponta uma expectativa de aumento de 3% nas vendas da Black Friday em Curitiba, em comparação ao ano passado.

De acordo com uma sondagem da Fecomércio PR, em parceria com o Sebrae/PR, o tíquete médio dos curitibanos é de R$ 1.025,51 durante o período, um pouco abaixo da média paranaense, de R$ 1.036,75, mas indica que os consumidores devem aproveitar a data.
Expectativa de vendas do comércio de Curitiba na Black Friday 2025

O estudo da ACP indica que o índice de confiança do comerciante (ICC) alcançou 132 em uma escala de 0 a 200, apontando leve otimismo. 61% dos lojistas entrevistados manifestaram expectativa de bom desempenho para a data.
Para divulgar ofertas, 92% dos lojistas afirmaram que vão priorizar internet e redes sociais, superando mídias tradicionais como TV, rádio e divulgação em fachadas.
Do lado do consumidor, 56% dos curitibanos dizem pretender comprar nesta Black Friday. Entre os produtos mais procurados estão são roupas (36%), eletrodomésticos (25%), calçados (23%) e eletrônicos (20%)
Contexto nacional reforça o movimento
No país, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) projeta que a Black Friday 2025 movimente cerca de R$ 5,4 bilhões em vendas, representando um crescimento de 2,4% em relação a 2024.
Esse cenário nacional sugere que a capital paranaense acompanha uma tendência geral de recuperação de vendas, o que pode impulsionar o varejo local, especialmente em segmentos com maior demanda como eletroeletrônicos e utilidades domésticas.
*Com supervisão de Jorge de Sousa
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