Curitiba - Uma pesquisa realizada pela Associação Comercial do Paraná (ACP), em parceria com a Datacenso Pesquisa e Inteligência de Mercado, aponta uma expectativa de aumento de 3% nas vendas da Black Friday em Curitiba, em comparação ao ano passado.

Imagem ilustrativa de mão de pessoa branca com sacolas coloridas, representando as vendas da Black Friday 2025 em Curitiba.
92% dos lojistas irão priorizar a internet e as redes sociais. (Foto: Imagem Ilustrativa / Canva)

De acordo com uma sondagem da Fecomércio PR, em parceria com o Sebrae/PR, o tíquete médio dos curitibanos é de R$ 1.025,51 durante o período, um pouco abaixo da média paranaense, de R$ 1.036,75, mas indica que os consumidores devem aproveitar a data.

Expectativa de vendas do comércio de Curitiba na Black Friday 2025

Imagem ilustrativa de homem branco vendo roupas em uma loja. Roupas são os itens com maior expectativa de vendas na Black Friday 2025 de Curitiba.
Roupas então entre os itens mais procurados pelos curitibanos nesta Black-Friday. (Foto: Imagem Ilustrativa / Canva)

O estudo da ACP indica que o índice de confiança do comerciante (ICC) alcançou 132 em uma escala de 0 a 200, apontando leve otimismo. 61% dos lojistas entrevistados manifestaram expectativa de bom desempenho para a data.

Para divulgar ofertas, 92% dos lojistas afirmaram que vão priorizar internet e redes sociais, superando mídias tradicionais como TV, rádio e divulgação em fachadas.

Do lado do consumidor, 56% dos curitibanos dizem pretender comprar nesta Black Friday. Entre os produtos mais procurados estão são roupas (36%), eletrodomésticos (25%), calçados (23%) e eletrônicos (20%)

Contexto nacional reforça o movimento

No país, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) projeta que a Black Friday 2025 movimente cerca de R$ 5,4 bilhões em vendas, representando um crescimento de 2,4% em relação a 2024.

Esse cenário nacional sugere que a capital paranaense acompanha uma tendência geral de recuperação de vendas, o que pode impulsionar o varejo local, especialmente em segmentos com maior demanda como eletroeletrônicos e utilidades domésticas.

*Com supervisão de Jorge de Sousa

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Caio Stelmatchuk

Estagiário de jornalismo

Caio Stelmatchuk é estudante de jornalismo na PUCPR, dedica-se a pautas de Cotidiano, Segurança e Economia.

Caio Stelmatchuk é estudante de jornalismo na PUCPR, dedica-se a pautas de Cotidiano, Segurança e Economia.