A data marcada por grandes descontos no comércio físico e online é uma das mais aguardadas do ano por consumidores e lojistas. Criada nos Estados Unidos, a tradição se espalhou pelo mundo e hoje movimenta bilhões em vendas no Brasil. Veja tudo que você precisa saber sobre a Black Friday 2025.

Como surgiu a Black Friday
O termo “Black Friday” surgiu na Filadélfia, por volta de 1960, quando policiais usavam a expressão para se referir ao trânsito intenso que ficava nas ruas após o feriado de Ação de Graças, que é comemorado na quarta quinta-feira de novembro nos Estados Unidos.
Ao notarem um aumento nas vendas dos comércios neste período, o nome foi adotado. Ao longo dos anos, as lojas começaram a oferecer descontos expressivos para atrair os consumidores, transformando o dia em um evento anual.
Nos Estados Unidos, a Black Friday marca o início da temporada de compras de fim de ano e a data é utilizada para a compra de presentes de natal.
Black Friday 2025
Em 2025, a data cai no dia 28 de novembro. No país, diversas lojas já entraram no clima e começaram a anunciar promoções.

A Black Friday no Brasil
A primeira edição brasileira da Black Friday aconteceu em 2010, exclusivamente em lojas online. Na época, cerca de 50 lojas participaram da ação.
A adesão do varejo cresceu rapidamente e o evento passou a fazer parte do calendário do comércio nacional, envolvendo tanto grandes redes, quanto pequenos empreendedores, no ambiente virtual e em lojas físicas.
Nos últimos anos, a data se consolidou como um dos momentos de maior faturamento para o setor. O período é marcado por campanhas antecipadas e promoções que se estendem por todo o mês de novembro.

A diferença nos preços
No início, muitas pessoas ainda ficavam desconfiadas com a Black Friday e alguns comércios aproveitavam a oportunidade para aumentar o valor dos produtos antes da data e voltavam para o preço inicial, como se o item estivesse em desconto.
Atualmente, os consumidores seguem atentos aos valores e também à veracidade de sites. Por isso, faltando poucos dias até a data, confira algumas dicas que podem ajudar a aproveitar a Black Friday com segurança.
- Monitore os sites e os itens que deseja comprar, para ver se realmente o valor tem desconto;
- Evite entrar em plataformas suspeitas ou desconhecidas;
- Desconfie de valores muito abaixo da média;
- Evite clicar em links de redes sociais;
- Sempre verifique o endereço do site;
- Caso caia em golpes, entre em contato com bancos.
*Com supervisão de Jorge de Sousa
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.com.br. Clique aqui