Com a Black Friday se aproximando, empresas de diferentes setores têm optado por iniciar as ofertas antes mesmo da data oficial. A chamada Black Friday antecipada virou tendência no comércio, com o objetivo de atrair cada vez mais consumidores e lucrar durante o mês inteiro.

De acordo com dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o comércio no país registrou alta de 2,4% em 2024.
Por que as lojas estão antecipando a Black Friday
A Black Friday seguiu entre as datas mais relevantes para o comércio, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A estratégia de antecipar as promoções está ligada à competitividade do mercado e ao lucro.
Lojas que estão fazendo a Black Friday antecipada
Os consumidores podem aproveitar para adquirir produtos com desconto durante todo mês de novembro, mas é importante ficar atento aos golpes e monitorar os valores em sites confiáveis.
Os marketplaces funcionam como grandes shoppings virtuais, onde diferentes vendedores oferecem seus produtos em um único site. Plataformas como Amazon, Mercado Livre, Shopee e Magalu são exemplos consolidados desse modelo de negócio.
Sites como Buscapé, Zoom e Google Shopping também são confiáveis e costumam antecipar as ofertas durante novembro.
Os itens de beleza também estão entre os produtos mais buscados. Os consumidores podem aproveitar os descontos de lojas como a Sephora, que divulga diariamente as ofertas da Black Friday antecipada.

Promoções em datas duplas
Os varejistas também começaram a fazer promoções em datas duplas, como 11/11 e 12/12. Na ocasião, os lojistas oferecem grandes descontos para estimular as vendas durante o ano inteiro.
As promoções em datas duplas começaram com a plataforma chinesa Aliexpress. As promoções foram tão atrativas, que as datas ficaram conhecidas como “Black Friday Chinesa”.
Que dia é a Black Friday 2025 no Brasil?
O termo “Black Friday” surgiu na Filadélfia, por volta de 1960, quando policiais usavam a expressão para se referir ao trânsito intenso que ficava nas ruas após o feriado de Ação de Graças, que é comemorado na quarta quinta-feira de novembro nos Estados Unidos.
Em 2025, a data cai no dia 28 de novembro. No país, diversas lojas já entraram no clima e começaram a anunciar promoções.

Cuidados com golpes e valores
Durante a Black Friday, alguns comércios aproveitam a oportunidade para aumentar o valor dos produtos antes da data e voltavam para o preço inicial, como se o item estivesse em desconto.
Também é importante ficar atento aos golpes e à veracidade de sites. Por isso, faltando poucos dias até a Black Friday, confira algumas dicas que podem ajudar a aproveitar a data com segurança.
- Monitore os sites e os itens que deseja comprar, para ver se realmente o valor tem desconto;
- Evite entrar em plataformas suspeitas ou desconhecidas;
- Desconfie de valores muito abaixo da média;
- Evite clicar em links de redes sociais;
- Sempre verifique o endereço do site;
Caso caia em golpes, entre em contato com bancos.
*Com supervisão de Jorge de Sousa
Quer receber notícias no seu celular? Entre no canal do Whats do RIC.com.br. Clique aqui