Carteira de Trabalho Digital: saiba como fazer a sua
Apesar de não ser algo tão recente, a carteira de trabalho digital ainda é novidade para muitos trabalhadores.
Ela surgiu com o objetivo de facilitar o dia a dia e substituir o papel em algumas situações, mas vale lembrar que o documento físico não deve ser descartado.
Mas afinal, você sabe como fazer a carteira de trabalho digital, para o que serve? Como ela funciona e o que muda com o seu uso? Confira!
Como funciona essa carteira de trabalho digital?
A carteira digital de trabalho está disponível para quem possui um dispositivo Android ou iOS. Basta baixar o aplicativo e consultar seus dados e histórico trabalhista.
Esta ferramenta foi pensada para tornar mais fácil e prática a consulta de informações presentes na carteira de trabalho (CTPS) no dia a dia.
O intuito é que o trabalhador possa baixar o aplicativo em seu dispositivo móvel e ter acesso à CTPS em qualquer lugar e a qualquer momento.
Todo o histórico profissional formal também está disponível no aplicativo, além da possibilidade de solicitar a primeira e a segunda via da carteira de trabalho física.
De acordo com o portal Emprega Brasil do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE):
“A novidade traz inicialmente como benefícios a agilidade na solicitação do documento, acesso à informação de Qualificação Civil e de Contratos de trabalho através da integração de diversos bancos de dados do governo federal.”
O MTE ainda afirma que os benefícios da Carteira de Trabalho Digital são:
- Maior aproveitamento das vagas disponíveis, reduzindo o tempo médio de atendimento;
- Agilidade no acesso às informações trabalhistas consolidadas em um único ambiente, possibilitando ao trabalhador fiscalizar seus vínculos trabalhistas;
- Integração das bases de dados do Ministério da Economia.
Como fazer a carteira de trabalho digital?
O primeiro passo para quem quer saber como fazer a carteira de trabalho digital é baixar o aplicativo para android ou para ios, de acordo com o sistema operacional do seu dispositivo.
Para conseguir a carteira de trabalho digital é preciso obter a senha de acesso no Cidadão BR.
Saiba mais sobre o passo a passo para acessar a carteira de trabalho digital, o primeiro acesso, web e os aplicativos!
O que muda para os trabalhadores?
De acordo com o MTE, ao ser contratado, o novo empregado não precisará mais apresentar a carteira em papel (na maioria dos casos).
Segundo o Ministério:
“Para o trabalhador basta informar o número do CPF no momento da contratação. Para o empregador, as informações prestadas no eSocial substituem as anotações antes realizadas no documento físico.”
Mas ainda é possível que o empregador queira a apresentação da carteira de trabalho física.
Por isso o MTE reforça a necessidade não se desfazer do documento físico pois “Caso você seja contratado por um empregador que ainda não utiliza o eSocial, você ainda vai precisar da via física da CTPS. Caso você já tenha uma CTPS, você pode usá-la ou então solicitar a emissão de uma CTPS Física mediante agendamento (ligue 158). Em pouco tempo, mesmo nesses casos, você poderá usar a Carteira de Trabalho digital.”.