A CNA (Confederação Nacional da Agricultura) e várias federações de agricultura, inclusive a FAEP (Federação da Agricultura do Paraná), firmaram acordo com a Monsanto demonstrando posição favorável a que produtores rurais firmassem acordo com a empresa no sentido de não pagar royalties pelo uso da semente de soja transgênica RR1 das safras 2012/2013 e 2013/2014. Em compensação, os produtores dariam, individualmente, quitação geral de não acionarem a Monsanto dos pagamentos das safras 2010/2011 e 2011/2012.
A FAEP está negociando com a Monsanto a retirada dos termos de licenciamento da Intacta RR2 do acordo individual do produtor e a empresa sinalizou que uma nova versão estaria em breve disponível aos produtores. A orientação dos técnicos da FAEP é para que os produtores aguardem a FAEP se posicionar oficial e definitivamente quanto a essa questão. Para mais informações o produtor tem o sindicato rural da cidade.
Feijão
Feijão perde espaço para a soja e preço do grão dispara no Paraná. Em Ivaiporã, norte do Estado, a saca de 60 quilos está sendo negociada a R$ 200,00, mas já tem sido oferecido até por R$ 230,00. A escalada de aumento do grão nos últimos cinco anos chega a 145%.
Boi
Mercado de reposição do boi gordo ficou praticamente parado nos últimos dias. No geral, houve alterações pontuais em alguns estados. O feriado das festas de Carnaval foi o principal causador da diminuição no volume negócios. A expectativa é de que as negociações melhorem nas próximas semanas.
Milho
A Abramilho (Associação Brasileira de Produtores de Milho), está trabalhando em conjunto com os estados e entidades brasileiras ligadas ao agronegócio para delinear os caminhos para o aumento da produção e da produtividade de milho. No Paraná, estado que é exemplo para o aumento da produção nacional de milho, a entidade quer identificar o caminho percorrido que possibilitou ao estado se transformar no maior produtor de milho do País.
Para assistir as matérias do RIC Rural, clique aqui.