Uma lampada de LED de 8W, que permaneça 5 horas durante 30 dias, consome 1,2 KW/h
Com o aumento da tarifa de energia elétrica, muitos consumidores vêm trocando as lâmpadas comuns pelas de LED. Na hora da compra, elas costumam ser mais caras. Porém, são bem mais econômicas e têm vida mais longa, exigindo menos trocas.
Uma lâmpada incandescente de 60W, ligada 5 horas por dia, por 30 dias, consome em média 9kw/h. Uma fluorescente de 20W, que gera a mesma intensidade de luz, ligada pelo mesmo tempo, consome 3,6kw/h. Uma lampada de LED de 8W, que permaneça 5 horas durante 30 dias, consome 1,2 KW/h.
“É possível encontrar lâmpadas de LED a partir de R$ 20. Se se comparar com uma incandescente, de R$ 4, realmente a diferença é muito grande, mas a economia na conta de luz vale a pena”, diz o professor de engenharia elétrica Luciano Duque.
O termo LED (Light Emitting Diode) significa diodo emissor de luz. “Ele nada mais é do que um componente eletrônico que transforma eletricidade em luz. Como possui ótima intensidade luminosa e é muito econômico, vem sendo amplamente utilizado na iluminação de projetos residenciais e comerciais”, explica a especialista em Iluminação e Design de Interiores, Daniele Bagatoli.