A paranaense Alias Tecnologia, fornecedora de soluções para empresas públicas e privadas que atuam no segmento bancário e de financiamento de veículos, deve encerrar 2021 com operações em 13 estados brasileiros, um crescimento de quase 50%. Apesar da pandemia de Covid-19, o faturamento da empresa avançou 20% apenas no primeiro trimestre do ano, em relação a igual período de 2020, alavancado pela retomada do mercado de compra e venda de veículos

De acordo com a empresa, um software que faz o registro eletrônico dos contratos de financiamento de veículos por meio de um processo on-line é o principal responsável pelos bons resultados. O sistema foi implantado inicialmente no Paraná. Atualmente está presente também em Santa Catarina, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Maranhão, Paraíba e Acre.

Mais rápido

Na prática, o sistema diminui a burocracia do processo e torna o registro de contratos de financiamento mais rápido e seguro para as instituições credoras e órgãos públicos, como os Detrans, e revendedores de veículos. O software foi desenvolvido pensando em criar a melhor experiência para os usuários, com agilidade, praticidade e possibilidade de integração, reduzindo consideravelmente os esforços operacionais. 

“De 2005 para cá nós registramos crescimento contínuo. Nos últimos dois anos chegamos a nove estados brasileiros e estamos expandindo para mais quatro ainda esse ano. Somos uma facilitadora para empresas que operam sistemas bancários e de financiamentos de veículos. Nossa tecnologia promove segurança e antecipa as necessidades dos consumidores ao criar soluções ágeis e eficientes em qualquer área de atuação”, explica Marcelo Ciscato, diretor da empresa. 

Mercado volta a crescer

O crescimento da Alias está ligado diretamente ao aumento nas vendas de veículos financiados no país, especialmente seminovos e usados. De acordo com a Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), apesar da queda de 9,6% em abril (1.118.285 unidades, contra 1.237.030 em março), o acumulado dos quatro primeiros meses de 2021 mostra crescimento de 40,7%, em relação ao mesmo período do ano passado.

“Os contratos de financiamento de veículos geralmente envolvem diversas alterações, validações, papéis intermináveis. O que o E-Registro faz é agilizar o envio eletrônico dos dados de financiamento de veículos. Por meio do sistema é possível fazer a gestão, o arquivamento e registro eletrônico de contratos de forma integrada com os Detrans dos estados”, explica Ciscato.

Para o desenvolvimento do software e implementação em cada estado, a empresa faz investimento constante e robusto em tecnologia própria. Também investe em treinamento dos operadores do sistema em todos os agentes envolvidos, adaptando funcionalidades sempre que preciso. “Nosso atendimento é bastante personalizado. Percebemos rapidamente erros ou dificuldades recorrentes no uso da plataforma e investimos tanto em correção quanto na capacitação dos usuários”, explica Ciscato.