
Este ano deve ser melhor do que o ano passado, e o valor do presente a ser desembolsado pelo consumidor deverá ser de R$119
Uma pesquisa realizada entre os dias 18 e 19 de julho em Curitiba, indicou que as vendas motivadas pelo Dia dos Pais de 2017, no próximo dia 13 de agosto, devem permanecer estáveis com relação ao mesmo período do ano passado. Apesar de a maior parte dos 200 comerciantes consultados esperar o mesmo volume de vendas de 2016, os comerciantes estão otimistas e esperam crescimento real de 0,6%, corrigido pela inflação do período de 2,99%.
A pesquisa foi feita pela Associação Comercial do Paraná (ACP) e o Instituto Datacenso. As perspectivas são consideradas positivas pelos comerciantes. “Diferente do que aconteceu no ano passado com relação a 2015, quando houve queda real de vendas de 6,7% na capital paranaense, espelho da crise em curso, conforme apontava a pesquisa”, disse Gláucio Geara, presidente da ACP.
De acordo com a sondagem, o valor do presente a ser desembolsado pelo consumidor deverá ser de R$119. Entre os presentes mais citados estão roupas, perfumes e calçados. Uma parte das famílias também pretende almoçar ou jantar fora e o restante ainda planeja presentar o pai com eletrônicos e livros.
Entre o público consultado pessoalmente pelos avaliadores do Datacenso, mais da metade era mulher. Para agradar os pais, a forma de pagamento à vista com cartão permanece em primeiro lugar na preferência dos consumidores, seguido da forma parcelada com cartão de crédito.
Incentivo
Com o objetivo de aumentar a receita e motivar compradores, lojistas planejam promoções para pagamento à vista, campanha nacional de rede. Para a data, as lojas também estão programando sorteios de brindes e kits promocionais. Alguns lojistas planejam, ainda, desconto para quem for pagar no cartão de crédito. A dica é pesquisar bem antes da compra.
Leia mais:
Bandeira tarifária nas contas de energia de agosto vai ser vermelha
Com a crise, brasileiros estão acumulando menos milhas