Segundo uma pesquisa realizada pela Associação Comercial do Paraná entre os dias 27 a 29 de abril, a expectativa dos lojistas do Estado é que as vendas para o Dia das Mães de 2015 devem ser 5% menores em comparação com 2014. Se as expectativas se confirmarem, este será o primeiro desempenho negativo nas vendas para o Dia das Mães dos últimos cinco anos. Em 2014 houve crescimento de 2% em relação a 2013.
O valor que os filhos pretendem gastar com os presentes também deve ser menor neste ano. Os consumidores devem gastar em média R$ 136 com as mães, o que significa uma queda de 20% diante dos R$ 168 gastos nos presentes do ano anterior.
De acordo com os comerciantes, a previsão negativa se deve principalmente à crise econômica pela qual o País vem passando. O aumento no preço dos produtos e a percepção do consumidor também interferem na hora de gastar.
Confira a lista com as intenções de compras para o presente do Dia das Mães
Roupas (35%)
Perfumes (25%)
Calçados (7%)
Bolsas/acessórios (6%)
Chocolates/flores (6%)
Móveis/eletros (6%)
Livros (5%)
Dinheiro (4%)
Cartão-presente (2%)
Outros (4%).