Segundo uma pesquisa realizada pela Associação Comercial do Paraná entre os dias 27 a 29 de abril, a expectativa dos lojistas do Estado é que as vendas para o Dia das Mães de 2015 devem ser 5% menores em comparação com 2014. Se as expectativas se confirmarem, este será o primeiro desempenho negativo nas vendas para o Dia das Mães dos últimos cinco anos. Em 2014 houve crescimento de 2% em relação a 2013.

O valor que os filhos pretendem gastar com os presentes também deve ser menor neste ano. Os consumidores devem gastar em média R$ 136 com as mães, o que significa uma queda de 20% diante dos R$ 168 gastos nos presentes do ano anterior.

De acordo com os comerciantes, a previsão negativa se deve principalmente à crise econômica pela qual o País vem passando. O aumento no preço dos produtos e a percepção do consumidor também interferem na hora de gastar.

Confira a lista com as intenções de compras para o presente do Dia das Mães

Roupas (35%)

Perfumes (25%)

Calçados (7%)

Bolsas/acessórios (6%)

Chocolates/flores (6%)

Móveis/eletros (6%)

Livros (5%)

Dinheiro (4%)

Cartão-presente (2%)

Outros (4%).