O comércio eletrônico ganha cada vez mais adeptos; veja os motivos (Foto: Pixabay)

Aproveite as dicas do Portal RIC Mais e descubra como economizar

Comprando pela internet, usufruímos de vantagens das quais nem sempre nos damos conta. As lojas online nunca fecham. A quantidade de produtos à escolha beira o infinito, sem a limitação de espaço das lojas físicas. As escolhas são feitas sem a pressão de vendedores, não há filas ou dificuldades para estacionar. As avaliações de outros clientes virtuais ajudam nossas escolhas.

Mais que tudo isso, porém, existe a questão dos preços. São cada vez mais numerosas as opções de descontos e de comparação de valores, o que se soma ao fato de que os preços já são menores pela redução de custos que o comércio eletrônico implica.

Abaixo, o RIC Mais dá cinco dicas de como comprar mais barato pela internet.

1. Opte por lojas chinesas

Tanto o preço quanto a imensa variedade de itens são vantagens óbvias de se comprar em lojas chinesas. Algumas são Dx, Light in Box, Ali Express e Gearbest. A Dx se destaca por ofertas de fretes grátis para compras feitas nas próximas 24 horas, uma aba de “ofertas incríveis” com diversos achados e outra apenas com produtos na faixa de US$ 0,99. A Light in Box, que está com até 70% off, oferece descontos para quem baixar os aplicativos da loja. A Ali Express tem um site com ótima navegabilidade, ofertas imperdíveis do dia e descontos específicos dentro do app. A Gearbest, por fim, tem bons preços em eletrônicos. Para ver o site em português, basta ir na aba “idiomas”, no alto do site, à direita.

2. Compre em datas comemorativas

Datas como Dia dos Pais e Dia das Mães, Natal, Dia dos Namorados, Dia das Crianças e Black Friday são sempre ótima pedida para compras mais em conta. Programe-se: este ano, a Black Friday será no dia 24 de novembro. O Dia das Crianças, é claro, é 12 de outubro. O Dia dos Pais está próximo – dia 13 de agosto. Assim como as lojas físicas, ou ainda mais que elas, as lojas online preparam uma série imperdível de produtos com preço abaixo da média.

3. Compre com cupons de desconto

Não termine a compra antes de verificar o sistema de cupons de desconto de cada loja. Esses vale-descontos muitas vezes são oferecidos no “checkout” na finalização da compra e ajudam bastante a baratear o valor final do produto nas principais lojas brasileiras, como Casas Bahia. O Picodi.com, por exemplo, oferece esse serviço sem custo algum com cupons de desconto para as principais do mercado. De roupas e eletrônicas a passagens aéreas, sempre é possível economizar!

4. Utilize sites comparadores de preços

Eis uma das grandes vantagens de comprar online – comparar! Se nos shoppings é preciso caminhar um tanto para comparar preços de alguns itens em duas ou três lojas, na internet o clique, por exemplo, em “smartphones” em um site de comparação de preços como o Zoom resulta em 680 opções vendidas por dezenas de lojas. O site Buscapé é outra referência sem erro. Para a busca de passagens aéreas no celular, um aplicativo eficiente é o Voopter. E não custa lembrar que, se o valor não estiver interessante o suficiente para o que você quer gastar, sempre é possível criar alertas para receber ofertas abaixo de determinado valor.

5. Opte por produtos seminovos

O comércio eletrônico, além de tudo, tem opções seminovos! Sites como Trocafone e Repassa são dicas para quem quer fazer bons negócios do tipo. A empresa Trocafone é especializada na venda e compra de celulares e tablets seminovos. Uma equipe técnica faz uma revisão minuciosa nos aparelhos que a empresa adquire e então os coloca à venda. Já a Repassa trabalha com roupas e promete economias de até 90%. É possível fazer buscas por marcas, produtos, tamanhos, cores, estilos, estado de uso, vendedores e até por ONGs e causas. Ao cadastrar seu email na loja, o cliente ganha automaticamente um desconto de 10%.