
Ao comprar um carro novo é indicado fazer um test drive e seguir algumas táticas para conhecer bem o veículo. Confira as dicas!
O test drive, ou seja, o período de experiência de um veículo antes da compra, é fator chave para escolher o modelo certo de carro que você procura.
Para ter ideia da importância de se fazer um test drive, no início dos anos 2000, o presidente da Ford Brasil, Antonio Maciel Neto divulgou na televisão que pagaria 100 reais a quem escolhesse um carro da concorrência depois de ter feito um test drive com um dos modelos da marca americana.
Cacá Clauset, diretor da TSO Brasil, especialista em elaborar test-drives em eventos de montadoras afirma: “O consumidor é imediatamente impactado por um bom test-drive. É a oportunidade que as duas partes, vendedor e comprador, têm para se afinar”.
Para conhecer o carro novo em um curto período, existem algumas táticas que devem ser feitas no momento do test drive. Saiba quais são elas:
É normal as concessionárias realizarem o test drive nas ruas próximas a sua localização. Para quem deseja comprar carro novo, escolha revendedoras localizadas em bairros que contem com uma topografia que favoreça a sua avaliação do veículo. Por exemplo, caso queira avaliar o desempenho do veículo em subidas, escolha um bairro que tenha ruas com estas características, ou se deseja analisar o barulho de dentro do carro, escolha ruas esburacadas.
O motivo do test drive é verificar o desempenho do veículo em situações reais. Portanto a dica é avaliar a retomada de velocidade, precisão nas trocas de marcha e torque do carro ao passar em lombadas e valetas em segunda e terceira marcha. Não faça um test drive apenas para sentir o conforto do modelo, por exemplo.
Além destas situações reais, o trânsito pode ser também uma ótima oportunidade para avaliar o desempenho do carro.