O mercado de veículos elétricos no Brasil cresce a cada ano. E a acirrada concorrência por esse setor faz com que as fábricas ofereçam opções mais acessíveis, com preços partindo da casa dos R$ 100 mil. Assim, alguns modelos eletrificados já concorrem com os tradicionais carros movidos à combustão, popularizando as novas tecnologias e ampliando a participação dos veículos mais ambientalmente corretos.

Renault Kwid e-Tech
Kwid E-Tech é o elétrico mais barato do mercado brasileiro (Foto: Divulgação/Renault)

Em resumo, devido aos preços competitivos e às tecnologias avançadas, os carros elétricos deixaram de ser exclusividade de nichos para se tornarem opções viáveis para o consumidor médio. Conheça as opções mais baratas oferecidas no mercado brasileiro:

1. Renault Kwid E-Tech – R$ 99.990

O Renault Kwid E-Tech é atualmente o carro elétrico mais barato do Brasil. Equipado com um motor de 65 cv e torque de 11,5 kgfm, oferece uma autonomia de até 185 km com uma bateria de 26,7 kWh. Entre os equipamentos, destaca-se a central multimídia de 7″ com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, além de seis airbags e sensor de estacionamento traseiro.

2. BYD Dolphin Mini – R$ 118.800

BYD Dolphin Mini
Versão de quatro lugares do Dolphin Mini é a mais barata da fabricante chinesa (Foto: Divulgação/BYD)

Modelo de entrada da chinesa BYD, que lidera o mercado dos carros elétricos no Brasil, o Dolphin Mini tem espaço para quatro ocupantes na versão básica. É equipado com motor de 75 cv e torque de 13,8 kgfm. Sua bateria de 38 kWh proporciona uma autonomia de até 280 km. O modelo conta com seis airbags, assistente de partida em rampas e central multimídia de 10,2 polegadas com compatibilidade para Android Auto e Apple CarPlay. A versão com cinco lugares custa R$ 122.800.

3. Caoa Chery iCar – R$ 119.990

Caoa Chery iCar
Caoa Chery iCar é o mais compacto da lista (Foto: Divulgação/Caoa Chery)

Com proposta semelhante à do Dolphin Mini, com espaço para quatro ocupantes, o Caoa Chery iCar é ideal para o trânsito urbano. Com motor de 61 cv e torque de 15,3 kgfm, oferece uma autonomia de aproximadamente 197 km, graças à bateria de 30,8 kWh. Entre os destaques estão a central multimídia de 10,25 polegadas, ar-condicionado automático e câmera de ré.

4. JAC E-JS1 – R$ 126.900

JAC E-JS1
Modelo compacto da JAC é mais uma opção econômica do mercado (Foto: Divulgação/JAC)

O JAC E-JS1 é mais um hatch compacto dessa lista. Ele tem motor de 62 cv e torque de 15,3 kgfm. Sua bateria de 30 kWh oferece uma autonomia de cerca de 161 km, ideal para percursos urbanos.

5. Neta Aya – R$ 128.900

Neta Aya
Hatch de entrada da Neta tem presença tímida no mercado (Foto: Divulgação/Neta)

O Neta Aya é um hatch elétrico com motor de 95 cv e torque de 15,3 kgfm. Com uma bateria de 40,7 kWh, oferece uma autonomia de 263 km. As versões mais luxuosas (e caras) contam com itens exclusivos, como a condução semiautônoma. No entanto, a fábrica passa por dificuldades na China e seu futuro no mercado brasileiro é incerto.

6. BYD Dolphin – R$ 159.800

BYD Dolphin
Dolphin é um dos elétricos mais vendidos no Brasil (Foto: Divulgação/BYD)

Já em uma faixa superior de mercado, a versão “convencional” do BYD Dolphin é um hatch elétrico com motor de 95 cv e torque de 18,3 kgfm. Maior que o seu “irmão” Mini, sua bateria de 44,9 kWh oferece uma autonomia de aproximadamente 291 km. O modelo conta com um interior espaçoso e tecnologia avançada, incluindo uma central multimídia de 12,8 polegadas.

7. GWM Ora 03 – R$ 169.000

GWM ORA03
Ora 03 se destaca pelo visual retrô (Foto: Divulgação/GWM)

Conhecido pelo simpático visual retrô, o GWM Ora 03 é um modelo chinês que oferece 313 km de autonomia com sua bateria de 63 kWh. Seu motor gera 171 cv e torque de 25,5 kgfm. Entre os equipamentos, destaca-se o assistente de manutenção de faixa e controle de cruzeiro adaptativo, proporcionando uma experiência de condução segura e confortável.

8. BYD Yuan Pro – R$ 182.800

BYD Yuan
Versão de entrada da linha Yuan é o SUV elétrico mais barato do mercado (Foto: Divulgação/BYD)

Primeiro SUV da lista dos elétricos mais acessíveis, o Yuan Pro oferece 250 km de autonomia com sua bateria de 45,1 kWh. Seu motor gera 177 cv e torque de 29,6 kgfm. O modelo combina desempenho e espaço interno, sendo uma opção interessante para quem busca um SUV elétrico acessível.

9. Neta X – R$ 204.900

Neta X
SUV é o maior modelo entre os 10 mais acessíveis do mercado (Foto: Divulgação/Neta)

O outro SUV da lista é o Neta X, que se destaca pela autonomia de 317 km, graças à sua bateria de 64,1 kWh. Com motor de 163 cv e torque de 21,4 kgfm, ele é o maior modelo entre os 10 mais baratos. Destaque também para o porta-malas com 508 litros, ideal para famílias e viagens.

10. Fiat 500e – R$ 214.990

Fiat 500e
Fiat 500e se destaca pelo visual icônico (Foto: Divulgação/Fiat)

Com um design que remete aos anos 1960, o Fiat 500e é a versão elétrica do icônico modelos da Fiat icônico. Equipado com um motor de 118 cv, oferece uma autonomia de até 320 km, graças à sua bateria de 42 kWh. O modelo combina estilo, desempenho e tecnologia, além do estilo diferenciado em relação aos outros carros da categoria.

Quer receber notícias no seu celular? Então entre no canal do Whats do RIC.COM.BR. Clique aqui.

perfil Luciano Balarotti
Luciano Balarotti

Repórter

Formado pela UFPR, Luciano Balarotti tem 25 anos de experiência profissional, grande parte dedicada ao jornalismo esportivo. Mas atua também em áreas como Cultura, Cotidiano, Segurança Pública, Automóveis e Concursos.

Formado pela UFPR, Luciano Balarotti tem 25 anos de experiência profissional, grande parte dedicada ao jornalismo esportivo. Mas atua também em áreas como Cultura, Cotidiano, Segurança Pública, Automóveis e Concursos.